STF vai avaliar liminar que beneficiou deputado bolsonarista

A fabricante automobilística alemã Mercedes-Benz pediu o recall de quase um milhão de veículos fabricados entre 2004 e 2015 em todo o mundo. O motivo é um possível problema com um sistema de frenagem, informou a autoridade federal de transporte da Alemanha (KBA, na sigla em alemão).

A KBA indicou, em um comunicado, datado de 1º de junho e publicado ontem na imprensa alemã, que a convocação de recall afeta os automóveis fabricados entre 2004 e 2015, das séries ML e GL de SUVs e da minivan de luxo Classe R.

"A corrosão no impulsionador de freio pode, no pior dos casos, provocar a interrupção da conexão entre o pedal de freio e o sistema de frenagem", disse a KBA. "Como consequência, o freio de serviço pode deixar de funcionar", acrescentou.

A KBA sinalizou que, em todo o mundo, 993.407 veículos estavam sendo convocados, incluindo cerca de 70 mil na Alemanha. A Mercedes-Benz confirmou a informação em outro comunicado, no qual afirmou que a medida tinha como base "a análise de relatos isolados para certos veículos".

A companhia disse que "começaria com a convocação de recall imediatamente" e entraria em contato com os proprietários dos "veículos potencialmente afetados".