CURTIDAS

Correio Braziliense
postado em 02/07/2022 00:01

Canto da sereia

Os aliados viram com muita desconfiança as declarações do ex-presidente Lula sobre não concorrer à reeleição em 2026, caso seja eleito este ano. É que Lula fala por ele, mas não pelo PT. O Partido dos Trabalhadores, no comando do país, jamais vai abrir mão de concorrer. Aliás, jamais abriu. Aliados ficaram meio cabreiros, porque, ao mencionar isso, Lula dá como favas contadas a eleição deste ano a 90 dias do pleito, e eleição se ganha apenas no dia da votação.

Lula — suspeitam alguns — diz isso agora para agregar apoiadores neste momento e, se for eleito, dividir para reinar, uma vez que os grupos que o apoiam e apoiarão vão se engalfinhar pelo direito de concorrer ao Planalto em 2026. No primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, a briga entre PSDB e PFL resultou na aprovação da emenda da reeleição, porque os dois grandes partidos e o MDB não se entendiam sobre quem seria o candidato ao governo.

» » »

Em tempo: em 2018, o presidente Jair Bolsonaro dizia que era contra a reeleição e, por muito tempo, pôs em dúvida uma recandidatura. O tempo passou e tudo mudou. Ninguém acredita muito em compromissos eleitorais anunciados com tanta antecedência.

PEC em velocidade da luz

Relator da Proposta de Emenda Constitucional dos Biocombustíveis, a PEC 15, em tramitação na Câmara, o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE) foi avisado da resolução de Arthur Lira juntando a PEC das Bondades ao seu trabalho e já se prepara para apresentar o relatório, até quarta-feira, na Comissão Especial. "Sabemos que quem tem fome tem pressa", diz ele. Na Câmara, há a obrigatoriedade de passar pela Comissão Especial e, de lá, seguir para o plenário.

Por falar em pressa...

Conforme o leitor da coluna já sabe, Daniella Marques quer resolver logo os rescaldos do escândalo de assédio sexual da gestão do antecessor, Pedro Guimarães. Nesse sentido, a intenção é chegar logo trocando diretores na primeira semana. E tudo com aval da cúpula do governo.

Discurso & prática

Aliados já cobraram de Bolsonaro uma declaração sobre o caso da CEF, no mínimo, uma fala de solidariedade às funcionárias e dizendo que tudo será investigado. A amigos, o presidente disse que a nomeação de Daniella Marques e a carta branca para ela agir falam por si.

Não creem em bruxas, mas...

Os bolsonaristas vivem reclamando das pesquisas, mas comemoraram a subida do governador Cláudio Castro na pesquisa Datafolha do Rio de Janeiro, onde ele aparece com 21% e Marcelo Freixo (PSB), com 22%. Também vibraram com a pesquisa que apresentou Romeu Zema com 48% e Alexandre Kalil, com 21%. Acreditam que os governadores ajudarão Bolsonaro. Na oposição, a expectativa é de que Lula ajude Freixo e Kalil.

Amigos para sempre/ A cadeia é capaz de unir os mais inusitados personagens, como o ex-senador Gim Argello e o ex-deputado Cândido Vaccarezza. Eles passaram uma temporada presos no Paraná, no auge da Lava-Jato e, desde então, tornaram-se os melhores amigos.

Por falar em Gim.../ Aos amigos, Gim assegurou que não quer saber de concorrer a outro cargo que não seja uma vaga de senador. Sonha em voltar ao antigo gabinete, no 14º andar, com uma bela vista para o Planalto e o Lago Paranoá.

Depois do horário nobre.../ Já passava das 21h quando a senadora Zenaide Maia (foto) foi aos microfones, esta semana, no Senado, de um tema sobre o qual o Congresso não se debruça: as despesas financeiras de 40% do Orçamento e os juros do cheque especial. "Os bancos acham pouco cobrar juros de até 400% nos cheques especiais e cartões de crédito, fazendo uma verdadeira extorsão, e ninguém questiona esse pagamento de despesas financeiras que leva mais de 40% do Orçamento. Por que não baixar para 30% ou 20%?", questiona.

Dia de Independência/ Este sábado promete, com todos os pré-candidatos a presidente da República fazendo sua fezinha na Bahia, precisamente, em Salvador. Lula, no Estádio Fonte Nova, e Bolsonaro, numa motociata.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags