NOVA GESTÃO

Nova presidente da Caixa promete gestão comprometida com segurança das mulheres

Daniella Marques tomou posse nesta terça-feira (5/7). Ela afirmou que vai atuar para proteção das funcionárias da empresa

Luana Patriolino
postado em 05/07/2022 21:31
 (crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
(crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

A nova presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, afirmou, após cerimônia de posse, na noite desta terça-feira (5/7), que está comprometida com as apurações das denúncias de assédio sexual envolvendo Pedro Guimarães — ex-presidente do banco. A economista disse que vai investir em um ambiente de trabalho seguro para as mulheres e que está criando mecanismos para evitar novos episódios.

“O que tinha de ser feito ligado ao episódio, foi feito. Se aparecerem outros indícios, ou envolvimento de pessoas, será conduzido com a mesma postura. Daqui para frente, a partir de amanhã, a gente está focado em criar tudo que a gente precisa para ter um ambiente independente, rigoroso e seguro de apuração”, afirmou, durante coletiva de imprensa.

Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro (PL) faz silêncio sobre os relatos de assédio envolvendo o ex-presidente da Caixa. Questionada sobre a postura, Daniella Marques afirmou que o chefe do Executivo agiu dentro da normalidade e que não há intenção de “perseguir e nem proteger ninguém”.

"O presidente Bolsonaro tomou as atitudes necessárias para proteger a imagem da Caixa, afastou os envolvidos. A gente tem que garantir um ambiente seguro para quem está depondo em testemunho, mas a gente também tem que garantir independência nas apurações porque ninguém tem interesse em perseguir e nem proteger ninguém", declarou.

Na semana passada, se tornaram públicos os relatos de mulheres que acusam Pedro Guimarães de assédio sexual. Elas contam abraços forçados, insinuações constantes e toques nas partes íntimas.

As denúncias embasaram uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) sobre a conduta do ex-presidente da Caixa e elevaram a pressão para que ele deixasse a gestão do banco. O Ministério Público do Trabalho também investiga o caso. Na carta de renúncia, Guimarães negou as acusações.

Como nova presidente, Daniella Marques afirmou que vai investir em canais diretos de aproximação com as funcionárias.

“Estou abrindo o Canal de Diálogo Seguro Caixa. Vai ser um canal de diálogo aberto exclusivamente para mulheres nos próximos trinta dias diretamente comigo, onde todas as mulheres, todas as empregadas da caixa, são 35 mil, serão acolhidas, ouvidas e protegidas”, anunciou.

“Fora isso, no plano de ação que eu aprovei com o conselho de administração na sexta-feira, um dos passos aprovados, é a revisão de todas as políticas de integridade de prevenção ao assédio”, disse Marques. “Isso vai acontecer em paralelo às instâncias de apuração internas que a gente está apurando”, concluiu.


 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação