ORÇAMENTO SECRETO

Marcos do Val nega novo mensalão no Senado: "mal interpretado"

Senador realizou live via redes sociais para dizer que foi "mal interpretado" ao dizer que recebeu emendas do orçamento secreto como forma de "gratidão" do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Michelle Portela
postado em 08/07/2022 13:34
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) realizou live, ao meio dia desta sexta-feira (8/7), para dizer que foi mal interpretado ao comentar a liberação de emendas parlamentares oriundas do chamado orçamento secreto. Ele também negou que os recursos remetam a qualquer demonstração de "gratidão" por ter apoiado a eleição do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

Além da live, Marcos do Val, que é relator-geral do orçamento secreto, também emitiu nota oficial desmentindo a declaração. "Só posso acreditar que fui mal interpretado quando concedi uma entrevista por telefone. Jamais houve qualquer tipo de negociação política para a eleição do presidente Rodrigo Pacheco, que envolvesse recursos orçamentários. Afirmo com toda certeza que jamais aconteceu", disse. 

O senador capixaba argumentou que a fala dele explicava que o orçamento secreto é "transparente" e que tais recursos foram aplicados via emenda parlamentar a ações nos municípios que têm como base o estado de origem.

"Fiz referência à existência de critérios no Senado para indicações transparentes de recursos por senadores, inclusive elogiando a postura do presidente Pacheco nesse sentido. Sobre as específicas indicações que fiz de emendas orçamentárias desde que assumi o mandato, isso é uma prerrogativa parlamentar, totalmente lícita, transparente, um compromisso que assumi quando eleito para ajudar o meu estado e municípios. Reforço, mais uma vez, que todo o recurso orçamentário recebido foi destinado ao Espírito Santo e, por iniciativa própria, sempre foram informados na sua integralidade ao Ministério Público do ES. Peço desculpas por eventual mal entendido”, diz.  

Declaração 

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o senador Marcos do Val afirmou ter recebido R$ 50 milhões do orçamento secreto por ter apoiado a candidatura do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Na declaração, o senador diz ter recebido o mesmo valor destinado a lideranças políticas, mesmo sem ser uma, apenas pela “gratidão” do atual presidente do Congresso Nacional.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação