Defesa da democracia

Pacheco contesta declarações de Bolsonaro sobre urnas: "Questões superadas"

Presidente do Senado diz que "obviedades e questões superadas", como o processo eleitoral brasileiro, não admitem mais discussão

Raphael Felice
postado em 18/07/2022 20:43
 (crédito:   Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília -)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília -)

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu o processo eleitoral brasileiro após novo ataque de Jair Bolsonaro (PL) aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e às urnas eletrônicas, nesta segunda-feira (18/7). Segundo o chefe do Poder Legislativo brasileiro, a lisura das eleições brasileiras não podem ser colocadas em dúvida.

Os ataques de Bolsonaro foram feitos durante um evento oficial convocado nesta segunda-feira com embaixadores de dezenas de países. O mandatário voltou, inclusive, a fazer acusações usando um inquérito sem conclusão da Polícia Federal sobre o tema.

Como presidente do Congresso Nacional, Pacheco afirmou que o parlamento brasileiro tem a obrigação de garantir a segurança das urnas eletrônicas ao povo brasileiro.

“O Congresso Nacional, cuja composição foi eleita pelo atual e moderno sistema eleitoral, tem obrigação de afirmar à população que as urnas eletrônicas darão ao país o resultado fiel da vontade do povo, seja qual for”, concluiu.

Leia a nota na íntegra

Nota à Imprensa

“Uma democracia forte se faz com respeito ao contraditório e à divergência, independentemente do tema. Mas há obviedades e questões superadas, inclusive já assimiladas pela sociedade brasileira, que não mais admitem discussão. A segurança das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral não podem mais ser colocadas em dúvida. Não há justa causa e razão para isso. Esses questionamentos são ruins para o Brasil sob todos os aspectos. O Congresso Nacional, cuja composição foi eleita pelo atual e moderno sistema eleitoral, tem obrigação de afirmar à população que as urnas eletrônicas darão ao país o resultado fiel da vontade do povo, seja qual for.”

Senador Rodrigo Pacheco
Presidente do Congresso Nacional

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação