Eleições

Apoio de prefeitos a Eduardo Leite no RS aprofunda as divisões no MDB

Candidato a reeleição como governador, tucano recebeu voto favorável de 52 prefeitos do MDB no estado. Anúncio esvazia a candidatura do pré-candidato do partido, Gabriel Souza, ao Palácio Piratini. Convenção estadual está marcada para o dia 31

Henrique Lessa
postado em 19/07/2022 20:09
 (crédito: ASCOM/Simone Tebet)
(crédito: ASCOM/Simone Tebet)

Após as lideranças de 11 estados terem declarado apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao invés da pré-candidata do próprio partido, a senadora Simone Tebet, a legenda deve enfrentar outros conflitos regionais.

No Rio Grande do Sul o cenário de migrações deve ser intenso. Na segunda-feira, um encontro de prefeitos do partido no estado revelou um apoio expressivo ao ex-governador Eduardo Leite. Por 52 votos a 10, os dirigentes municipais se declararam favoráveis à candidatura do tucano para o Palácio Piratini. Os 10 contrários preferiram reafirmar o apoio ao pré-candidato da legenda ao governo gaúcho, o deputado estadual Gabriel Souza.

A candidatura de Souza tem gerado controvérsia no partido, pois houve uma sinalização das cúpulas nacionais pelo apoio do MDB a Leite, no Rio Grande do Sul. Entretanto, figuras de peso do partido, entre as quais os ex-governadores Pedro Simon e José Ivo Sartori, além do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, lançaram um manifesto pela candidatura emedebista na última semana.

Apontado como um dos articuladores do apoio a Eduardo Leite, o ex-governador Germano Rigotto diz que o momento é de construir consensos. Mas ressalta que acredita ser fundamental uma união pelo centro. “A candidatura de Souza representaria uma divisão do centro com o Eduardo Leite”, observa Rigotto, que foi vice na chapa de Henrique Meireles em 2018 e hoje é coordenador do plano de governo da campanha de Tebet.

Rigotto ressalta que a convenção do partido, no próximo dia 31, vai decidir a posição do MDB gaúcho.

"Defecções regionais"

O colaborador da campanha de Tebet minimizou o apoio de 11 diretórios estaduais do MDB ao ex-presidente Lula. Ele atribui o posicionamento a lideranças isoladas de cada uma dessas regiões: “São defecções regionais, e, na medida que a Simone crescer nas pesquisas, elas refluem”, avaliou. Segundo Rigotto, a decisão de abandonar a campanha de Tebet não manifesta a vontade da base do partido, e sim de algumas lideranças daqueles estados.

Para Rigotto, Tebet tem o DNA do MDB e “deve vencer a polarização". "Com a visibilidade do horário eleitoral, ela se apresentará como uma alternativa real”, acredita o ex-governador. O caminho é construir o entendimento dentro do MDB e de unidade pelo centro, tanto no nível local quanto nacional.

Em nota, Gabriel Souza informou que continua pré-candidato ao governo do estado. Disse ainda que não fará declarações antes da convenção estadual. Eduardo Leite informou, por assessoria, que não iria se pronunciar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação