Eleições

Lula 44% x 33% Bolsonaro no 1º turno, aponta pesquisa Exame/ Ideia

A 72 dias do primeiro turno da disputa eleitoral, segundo o levantamento, o petista venceria o atual presidente também no segundo turno com 47% das intenções de voto

Thays Martins
postado em 21/07/2022 09:15 / atualizado em 21/07/2022 09:19
 (crédito: Evaristo Sa/ AFP Douglas Magno/ AFP)
(crédito: Evaristo Sa/ AFP Douglas Magno/ AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança das intenções de votos na corrida pelo Palácio do Planalto. Prestes a oficializar a candidatura pelo partido, o petista tem 44% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Exame/ Ideia, divulgada nesta quinta-feira (21/7). O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 33% das intenções de voto no primeiro turno.

O levantamento ainda aponta o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o primeiro a oficializar a candidatura à presidência nesta quarta, em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto. A pré-candidata pelo MDB, Simone Tebet, aparece com 4%; e André Janones (Avante), com 1%. Os demais nomes não pontuaram.

Os números se mantiveram estáveis em comparação com o último levantamento. Em junho, Bolsonaro tinha 36% e Lula 45%.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. Foram ouvidas 1.500 pessoas entre 15 e 20 de julho por telefone. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o levantamento mostrou que o petista venceria com 47% contra 37% de Bolsonaro. Nos cenários testados pela pesquisa, além de Bolsonaro, Lula também venceria na disputa contra Simone Tebet e Ciro Gomes. Bolsonaro também derrotaria os dois candidatos.

Em relação à rejeição, o levantamento mostrou que 46% dos eleitores não votariam de forma alguma em Bolsonaro, se a eleição fosse hoje, e 40% não votariam no Lula. A pesquisa também apontou que 48% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo. Para 10%, a gestão é ótima.

Convenções 

Nesta quinta-feira (21/7) deve ser oficializada a chapa Lula-Alckmin para a candidatura à Presidência da República. O PT e a Federação Brasil da Esperança vão realizar as convenções nas dependências do Novotel Jaraguá, em São Paulo. Já a convenção do Partido Liberal (PL) está marcada para o domingo (24/7), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, quando deve ser oficializada a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação