Eleições

Renan ameaça judicializar convenção do MDB por Tebet e defende aliança com PT

Calheiros defende que o MDB apoie o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno

Correio Braziliense
postado em 22/07/2022 00:17 / atualizado em 22/07/2022 00:18
Renan afirma que Tebet é um
Renan afirma que Tebet é um "grande quadro" do MDB, mas que não há espaço para uma terceira via - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O senador Renan Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou, nesta quinta-feira (21/7), que pode entrar com uma judicialização contra a convenção da própria sigla caso o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, insista em uma candidatura sem competitividade, segundo explicou ao jornal O Globo.

“A postura do Baleia de não conversar sobre alternativas e levar à frente essa obsessão de uma candidatura sem chance nos deixa com um único caminho: a judicialização”, disse em referência ao lançamento oficial do nome de Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à presidência pelo partido em evento virtual marcado para o próximo dia 27. Calheiros defende que o MDB apoie o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno.

Segundo a publicação, Renan afirma que a senadora é um "grande quadro" do MDB, mas que o cenário de polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL) não deixa espaço para uma terceira via. A senadora surge nas pesquisas eleitorais navegando entre 1% e 2% das intenções de voto.

Rossi, porém, já rechaçou a hipótese de adiar a convenção. "MDB, PSDB e Cidadania, que atendem pelo nome de centro democrático, decidiram que suas convenções para homologar Simone Tebet como candidata à Presidência da República do Brasil serão no dia 27 de julho. A data está mantida", postou nas redes sociais.

Na segunda-feira, 11 representantes de diretórios regionais, a maioria do Nordeste, se reuniram com o PT para consolidar a dissidência que apoia Lula. No dia 19, dirigentes nacionais, estaduais, núcleos temáticos e lideranças de 19 Estados ratificam apoio à candidatura de Tebet. Mas a conta não fecha. São 27 diretórios.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação