Democracia

Ministro da Defesa manifesta "respeito" a carta democrática americana

Paulo Sérgio Nogueira fez breve discurso durante a XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas (XV CMDA), que ocorre em Brasília

Raphael Felice
postado em 26/07/2022 15:02 / atualizado em 26/07/2022 15:02
A carta afirma que a democracia seja a forma de governo de todos os países americanos -  (crédito: Divulgação)
A carta afirma que a democracia seja a forma de governo de todos os países americanos - (crédito: Divulgação)

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, afirmou que respeita a Carta Democrática Interamericana em participação na 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, sediada em Brasília, na manhã desta terça-feira (26/7). A carta afirma que a democracia seja a forma de governo de todos os países americanos.

Em breve manifestação, o general e ex-comandante do Exército brasileiro reafirmou que o governo brasileiro assinará o pacto democrático.

"Da parte do Brasil, manifesto respeito à carta da Organização dos Estados Americanos (OEA), e a carta democrática americana, e seus valores, mecanismos e princípios", declarou.

Brasília recebe até o dia 29 de julho, a XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas (XV CMDA), em Brasília. A reunião multilateral é o principal fórum entre países das Américas no setor de defesa e segurança. Tem o objetivo de debater ideias e experiências nas áreas e trocar informações e conhecimento.

Na programação, está prevista a apresentação dos resultados das discussões dos Grupos de Trabalho (GTs) realizados no decorrer deste biênio: ciberdefesa e ciberespaço; mulher, paz e segurança; cooperação em assistência humanitária e socorro em casos de desastre estão entre os temas tratados nesses GTs.

No dia 28, os participantes da Conferência vão assinar a Declaração de Brasília pelos Ministros da Defesa dos Estados-membros da CMDA, documento que assinala a agenda da CMDA durante os próximos dois anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação