Eleições 2022

Datafolha: 73% do eleitorado diz que há corrupção no governo Bolsonaro

No entanto, a pesquisa mostrou que o combate à corrupção não será um tema prioritário nas eleições. Saúde e economia devem ser os principais assuntos do pleito

Tainá Andrade
postado em 29/07/2022 19:15
A mesma pesquisa também mostrou Bolsonaro em segundo lugar na disputa ao Palácio do Planalto, com 28% -  (crédito:  MAURO PIMENTEL)
A mesma pesquisa também mostrou Bolsonaro em segundo lugar na disputa ao Palácio do Planalto, com 28% - (crédito: MAURO PIMENTEL)

A nova rodada de pesquisa do Datafolha mostrou que 73% do eleitorado acredita que existe corrupção no governo de Jair Bolsonaro (PL). A avaliação é pior entre quem reprova (94%) o governo, mas também apresenta um alto índice entre os jovens (86%).

A mesma pesquisa também mostrou Bolsonaro em segundo lugar na disputa ao Palácio do Planalto, com 28%, enquanto o líder na pesquisa, Lula, acumula 47%. 

Apesar do chefe do Executivo ter se enrolado com a principal bandeira da campanha de 2018 — o combate à corrupção —, as eleições deste ano não devem ter o tema entre as prioridades. A saúde é a principal preocupação de 20% dos brasileiros, principalmente após a pandemia da covid-19, onde o presidente Bolsonaro enfrentou diversas avaliações negativas — inclusive o desgaste eleitoral de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado Federal sobre o tema. 

A economia foi apontada como a principal preocupação para 13% do eleitorado. Em seguida aparecem o desemprego (10%), a fome/miséria (10%) e inflação (9%). 

Outro ponto sensível para Bolsonaro, a educação — área onde recentemente explodiu o escândalo de corrupção no MEC — é o tema prioritário de 9% do eleitorado. A violência urbana, outra bandeira forte do presidente, é o tema apontado por 6%.

A corrupção foi elencada como um tema de destaque nas eleições por apenas 3%. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação