ELEIÇÕES 2022

Eleições: TSE fecha acordo com mais um observador internacional

A Missão de Observação Eleitoral da União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore) vai observar as eleições brasileiras deste ano

Luana Patriolino
postado em 02/08/2022 19:12
 (crédito: Abdias Pinheiro/Secom/TSE)
(crédito: Abdias Pinheiro/Secom/TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou um acordo com a Missão de Observação Eleitoral da União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore) para que entidade observe as eleições brasileiras deste ano. O acordo foi assinado nesta terça-feira (2/8), pelo presidente da Corte, Edson Fachin, e pelo vice-presidente, Alexandre de Moraes — que assume a Justiça Eleitoral a partir de 16 de agosto.

Além da Uniore, outros organismos internacionais já firmaram acordo com o TSE, como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Parlamento do Mercosul (Parlasul). 

Fachin já havia anunciado que observadores internacionais iriam acompanhar as eleições de 2022. Outros organismos também foram convidados, como a Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); Centro Carter; Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES); e a Rede Mundial de Justiça Eleitoral.

A presença das entidades desagrada o presidente Jair Bolsonaro (PL). Além de atacar o sistema eletrônico de votação e afirmar que as eleições anteriores foram fraudadas, o chefe do Executivo criticou a iniciativa do TSE de convidar os observadores internacionais. Ele chegou a dizer que Fachin cometeu “estupro à democracia” ao se reunir com embaixadores.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação