Entrevista | Paulo Teixeira | Deputado federal e secretário-geral do PT

"Violência política é inaceitável"

Isabel Dourado*
postado em 03/08/2022 00:01
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Secretário-geral do PT, o deputado federal Paulo Teixeira responsabiliza o presidente Jair Bolsonaro pelos problemas que afetam o dia a dia dos brasileiros, como o desemprego, a falta de comida na mesa e o descaso com a pandemia de covid-19. Em entrevista ao CB Poder, uma parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília, Paulo Teixeira também avalia a campanha do ex-presidente Lula na corrida eleitoral para o Palácio dom Plaalto. Confira os principais trechos da conversa com a jornalista Denise Rothemburg.

A segurança do ex-presidente Lula preocupa?

Efetivamente, ele tem segurança. A primeira segurança é a do povo brasileiro. Quem vai em uma manifestação está ajudando a garantir a segurança dele. Em segundo lugar, ele tem a segurança própria. Em terceiro, tem a segurança que é destinada aos candidatos pela Polícia Federal. Assim, ele tem uma segurança forte por conta dessa violência política que esse presidente (Jair Bolsonaro) promove. Essa violência política é inaceitável, mas nós respondemos: contra a ideia da força, a força das ideias.

De 2010 para cá, a gente teve um aumento do poder do Congresso, inclusive sobre o orçamento. Como resolver isso?

Em primeiro lugar, ele (Lula) não é como esse presidente da República, que é um irresponsável. Lula administra com responsabilidade. Tem gastos que são importantes. Gastar na saúde é cuidar da saúde do povo. Educação é investimento. Então, você tem que ter uma regra fiscal que permita o investimento e não exagere com os gastos da própria máquina pública. Tem é que acabar com o orçamento secreto, que é uma vergonha para o Brasil. O orçamento tem que ser público e transparente.

Mas é possível acabar com o orçamento secreto? Como?

Tem que acabar, e eu acho que o presidente vai ter uma maioria congressual. E é muito importante que o povo vote nos candidatos a deputado federal e senadores do time do Lula, para garantir apoio e maioria congressual para que esse time que está aí, mexendo com o orçamento secreto, não inviabilize o governo do presidente Lula.

O PT vai levar para a campanha as imagens das pessoas (contaminadas), dos caixões?

Eu não sei como será o horário eleitoral, mas são muito fortes aquelas imagens do presidente da República falando que a covid-19 era uma gripezinha. São muito fortes as imagens em que ele demitiu um ministro porque esse ministro queria comprar a vacina. O Estado brasileiro comprou vacina tardiamente. Nós deveríamos ter comprado a vacina para o povo brasileiro em dezembro (de 2019). Atrasou por conta da postura dele.

Podemos nos preparar para um "revival" da CPI da Covid na campanha eleitoral?

É isso, e teve corrupção na compra de vacinas. Quando compraram tardiamente vislumbraram a possibilidade de ganhar dinheiro ilegal. Corrupção. Então, demoraram para comprar. Quando compraram tentaram pedir propina.

E as denúncias do mensalão e do petrolão? Vão atingir o PT?

Lula teve todas as acusações e os processos contra ele arquivados. Foi tudo anulado, ele é inocente. A Constituição diz o seguinte: é presunção de inocência. Todo mundo é inocente até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Sobre o Lula, não resta qualquer processo. (*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Doria)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags