ELEIÇÕES 2022

Deputada federal Sâmia Bomfim recebe ameaças

Parlamentar se solidarizou com as colegas Duda Salabert (PDT) e Manuela d'Ávila (PCdoB)

Natasha Werneck - Estado de Minas
postado em 03/08/2022 23:28 / atualizado em 03/08/2022 23:28
 (crédito: Alan Rones/Câmara dos Deputados)
(crédito: Alan Rones/Câmara dos Deputados)

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) compartilhou nas redes sociais ameaças que recebeu via e-mail. Em uma mensagem, um usuário diz: “vamos te estuprar e te matar”. Ela informou ter aberto um Boletim de Ocorrência (BO) e decidiu divulgar o conteúdo pela perversidade do assunto.

Recentemente, a vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert (PDT) também recebeu ameaças.

Um print foi compartilhado por Bomfim. Nele, um trecho do e-mail diz: “Sua servidora pública v*gabunda! Parasita! Acha que vai continuar exercendo este cargo de deputada federal até 2023? Nana-nina-não, sua v*dia. Vamos te amarrar **** na frente do seu filho”.

Conforme a parlamentar informou, a mensagem foi enviada na última semana. “Quinta-feira passada recebi um email de uma pessoa ameaçando me estuprar e matar na frente do meu filho de 1 ano. Na mensagem, o autor também mencionava que eu não estaria na Câmara dos Deputados ano que vem e terminava fazendo uma alusão nazista”, disse.

“Conversei com minha equipe e decidi fazer um boletim de ocorrência no dia seguinte. Cheguei a pensar em não divulgar. Mas refleti que, mesmo não sendo a primeira ameaça, foi a mais grave e perversa. Muito semelhante às que foram dirigidas à @ManuelaDavila e @DudaSalabert”, acrescentou.

Além disso, ela contou que está bem e não se rebaixará para esses ataques. “Estou bem, tranquila e convicta de que o autor desse ataque deseja me ver paralisada e rendida. Não darei jamais esse prazer nem a ele nem a todos aqueles que me atacam diariamente. Me apoio na imensa maioria de pessoas que tenho a responsabilidade de representar na política”, afirmou.

Ela continuou: “A violência de gênero não pode ser naturalizada. Essa agressão fascista contra as mulheres na política precisa parar. É fundamental responsabilizar os autores de cada um desses ataques. Mas, ao mesmo tempo, é preciso derrotar quem os estimulam”.

Sâmia concluiu: “Desde já, agradeço por todo apoio. Seguirei firme, não abaixarei a cabeça e convido todas as mulheres a se levantarem contra o machismo estrutural que busca nos impedir de avançar. Estejam certos: não recuaremos um milímetro sequer.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação