Eleições 2022

Reforma tributária é "mãe de todas as reformas", diz Marcos Cintra

Economista e ex-secretário da Receita foi anunciado nesta sexta (5/8) como vice na chapa puro-sangue do União Brasil ao Planalto, liderada pela senadora Soraya Thronicke

Victor Correia
postado em 05/08/2022 14:13
 (crédito: Reprodução/YouTube)
(crédito: Reprodução/YouTube)

O ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra (União) defendeu nesta sexta-feira (5/8) que a reforma tributária é “a mãe de todas as reformas”, e que o projeto defendido pela União Brasil para a criação de um imposto único pode ser uma “nova página” na economia brasileira. Cintra foi anunciado hoje pelo partido como candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada pela senadora Soraya Thronicke (União-MS).

“A reforma tributária é a mãe de todas as reformas. Com a reforma tributária, nós ajudamos o assalariado, nós ajudamos a dona de casa, nós ajudamos nossos familiares, nós ajudamos as empresas para investirem mais”, discursou o economista durante a convenção nacional do União Brasil, realizada em São Paulo. Cintra participa da criação do plano de governo da legenda, que prevê a criação de um imposto único, bandeira defendida pelo presidente nacional da sigla, Luciano Bivar.

“É uma candidatura imaculada. Uma candidatura com os nossos valores, começada por ele (Luciano Bivar). Ele que foi o primeiro candidato, mas que infelizmente foi chamado pelo estado de Pernambuco e passou esta missão à nossa querida senadora Soraya”, disse ainda Cintra, qualificando a candidata como “séria, dinâmica, inteligente e preparada”.

O anúncio da candidatura a vice-presidente da República foi feito por Bivar. “Um homem com formação em Harvard, um economista do maior quilate, estará conosco nessa chapa. E ombreada a ele está uma mulher incrível. Vocês vão ver, conhecer essa mulher”, discursou.

Marcos Cintra é ex-deputado federal, economista, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e foi secretário da Receita Federal durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Cintra deixou o cargo em setembro de 2019 após polêmica envolvendo a tentativa de criação de um imposto no modelo da antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O economista é defensor do tributo, criticado por diversos setores.

Reforma tributária

À época da saída do ex-secretário, Bolsonaro afirmou em sua conta no Twitter que “a recriação da CPMF ou aumento da carga tributária estão fora da reforma tributária por determinação do presidente”.

Cintra é um dos responsáveis pela criação do plano de governo do União Brasil, que envolve planos para uma reforma tributária. ”Desde muito estamos juntos e, nesse projeto de governo que hoje estamos defendendo para o Brasil inteiro, vocês irão ver que é o melhor projeto de governo apresentado por qualquer um dos candidatos”, afirmou Bivar.

“Um pensador do Brasil, com propostas importantes da FGV, principalmente no campo da economia. Tive a honra de ser colega durante um período no governo e eu tenho certeza que foi feita uma boa escolha pelo partido em relação ao vice-presidente”, discursou o ex-juiz Sergio Moro (União), que foi ministro da Justiça e Segurança Pública de Bolsonaro e concorre ao Senado Federal pelo Paraná.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação