A data que vale

Correio Braziliense
postado em 06/08/2022 00:01

Passadas as convenções, os olhares da política vão se voltar para 14 de agosto. É a data vista pelos partidos como o próximo dia tenso do calendário eleitoral, véspera da data-limite para o registro de candidaturas. Até lá, as idas e vindas dos candidatos permanecem tanto no cenário nacional quanto em alguns estados. Na disputa presidencial, continuará a pressão sobre Ciro Gomes para que desista e apoie Luiz Inácio Lula da Silva. Sim, os petistas não desistiram de tirar o ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará, ex-ministro da Fazenda, da Integração Nacional e ex-deputado federal da corrida ao Planalto.

No cenário regionais e estaduais, chama a atenção o menor colégio eleitoral, o Distrito Federal. As atas das convenções, que precisam ser entregues, hoje, até o meio-dia, à Justiça Eleitoral, estão em aberto na maioria dos partidos. E só serão preenchidas em cima da hora, daqui a oito dias.

Vai judicializar...

As ações que o PL entrou contra Lula por campanha antecipada são as primeiras de uma série. Quem acompanha de perto a área jurídica da campanha diz que os movimentos do adversário serão observados com uma lupa à luz da Lei Eleitoral.

...de todos os lados

Da parte do PT, também há uma enxurrada de ações em gestação pelos movimentos de rua que Bolsonaro tem feito no horário do expediente.

Na pressão

Ao rejeitar o arquivamento da ação contra Bolsonaro por vazamento de um inquérito da Polícia Federal (PF) sobre as urnas eletrônicas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes mantém a corda esticada no processo eleitoral. A leitura dos políticos é de que foi feita para ver se o presidente "baixa a bola".

Mãos atadas

Nem adianta o PL do Distrito Federal ir a Bolsonaro reclamar da presença da primeira-dama Michelle na convenção do Republicanos, que selou a candidatura da ex-ministra Damares Alves ao Senado. Michelle incentivou a candidatura e não deixará a amiga à deriva. E que ninguém se surpreenda se ela, inclusive, participar de alguns atos de campanha.

CURTIDAS

Ávidos por informações/ O cientista político Lucas de Aragão, sócio da Arko Advice, está em Nova York, num périplo por bancos e fundos de investimentos norte-americanos. Na agenda, almoço organizado pelo Bank of America Merril Lynch para ouvi-lo sobre o cenário nacional e as eleições de outubro.

Nem tão cedo/ Os investimentos só vão entrar no Brasil se houver terreno fértil no fim do túnel eleitoral. A expectativa de uma eleição para lá de disputada está fazendo com que essa turma segure até o ano que vem.

Homenagem póstuma/ Entre os 52 médicos agraciados com a medalha de Ordem do Mérito Médico, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, entregou a comenda, in memorian, ao jovem médico Vitor Procópio Trindade, que morreu aos 27 anos, vítima de um acidente com ambulância do SAMU onde prestava atendimento como socorrista. A medalha foi recebida pelo pai, o jornalista José Maria Trindade (foto).

Jô Soares/ Faça humor, não faça guerra, Viva o Gordo!, Programa do Jô. Ele foi protagonista da cultura e da tevê brasileira, no entretenimento, na literatura e no jornalismo. Onde estiver, descanse em paz, querido Jô.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags