Manifesto

Carta pela Democracia será lida nesta quinta-feira, em São Paulo

Mais de 900 mil pessoas já assinaram o documento incluindo ministros do STF, banqueiros, artistas e candidatos à Presidência

Camilla Germano
postado em 11/08/2022 09:20 / atualizado em 11/08/2022 09:42
 (crédito: Reprodução/Instagram @faculdade_de_direito_da_usp)
(crédito: Reprodução/Instagram @faculdade_de_direito_da_usp)

Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito será lida nesta quinta-feira (11/8). O texto, escrito por professores, alunos, ex-alunos e ativistas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) será lido na Universidade. O documento é inspirado na Carta aos Brasileiros criada em 1977 e que defendia a volta do Estado Democrático de Direito durante a ditadura civil-militar brasileira, no governo do ex-presidente Ernesto Geisel.

Mais de 900 mil pessoas já assinaram o manifesto incluindo professores, alunos e ex-alunos da USP, banqueiros, membros da sociedade civil, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e alguns dos candidatos à Presidência para o pleito de outubro

Os ex-ministros do STF Joaquim Barbosa, Francisco Resek e Nelson Jobim, também são signatários. Doze ex-ministros do STF assinam o texto. Pré-candidatos à Presidência como Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também assinaram o documento.

Além deles, na quarta-feira (10), 42 artistas brasileiros se uniram e fizeram um vídeo lendo a carta. Nomes como Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Anitta, Juliette, Chico Buarque, Milton Nascimento, Luísa Souza, Djavan e outros participam.

O evento começa a partir das 10h em São Paulo com a leitura do manifesto "Em Defesa da Democracia e da Justiça", texto da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e apoiado por 107 entidades.

A partir das 11h30, a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito será lida, no Pátio das Arcadas, na USP. Um telão foi instalado na parte externa da Universidade para que o público possa acompanhar a leitura.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação