Redes sociais

Bolsonaristas confundem Taylor Swift com tenente da FAB e viram meme

Post da página bolsonarista 'Forças Armadas' criticava a postura de Anitta como símbolo de empoderamento de mulheres e a comparou com a suposta tenente

Ana Raquel Lelles - Estado de Minas
Daniela de Faria Diniz*
postado em 12/08/2022 21:48 / atualizado em 12/08/2022 22:11
Publicação feita por bolsonaristas usou imagem de Taylor Swift como tenente da FAB -  (crédito: Reprodução/Facebook)
Publicação feita por bolsonaristas usou imagem de Taylor Swift como tenente da FAB - (crédito: Reprodução/Facebook)

A página “Forças Armadas” viralizou nas redes sociais com a publicação de uma imagem falsa que divulga a cantora norte-americana Taylor Swift como tenente da Força Aérea Brasileira (FAB).

O post foi feito no último domingo (7/8) no Facebook e conta com mais de 1,5 mil reações. O perfil é dedicado para exaltar o trabalhos dos militares brasileiros e do presidente Jair Bolsonaro (PL).


A foto da publicação é uma montagem do rosto de Taylor em uma foto da tenente aviadora Vitória Bernal Cavalcanti, primeira mulher brasileira a alçar voo no comando de um helicóptero de ataque, em 2015.

O post da 'Forças Armadas' é uma montagem de uma publicação de outro perfil que faz uma comparação entre a suposta militar e a cantora Anitta. A imagem ainda carrega um tom crítico à voz de Envolver’e sugere que ela não representa os "valores feministas": "Adivinha quem é o símbolo de empoderamento?”.

Veja a postagem

Repercussão


Nos comentários das publicações, os seguidores da página afirmaram que a suposta tenente da FAB é “um exemplo”, e apontam a necessidade de trabalhar os “valores tradicionais” para as próximas gerações.

"A tenente Vitória realmente representa a mulher brasileira. Mulheres fortes, corajosas, sonhadoras, conquistadoras, vitoriosas, que lutam com unhas e dentes para conquistar seus ideais", escreveu um perfil.

"Essa Anitta é o próprio Satã aqui na Terra, levando milhões para a perdição", escreveu outro perfil.

Usuários acreditaram que a publicação era real
Usuários acreditaram que a publicação era real (foto: Reprodução/Facebook)

Outras pessoas criticaram a publicação, por ter um tom sexista ao comparar as profissões das mulheres. "Eu considero ambas vitoriosas, cada uma na profissão”, disse um internauta.

"Não conseguem elogiar uma mulher sem xingar a outra?", questionou outro perfil.

Fãs debocharam da publicação
Fãs debocharam da publicação (foto: Reprodução/Facebook)

A repercussão ultrapassou o Facebook e chegou em outras redes sociais. Usuários do Twitter fizeram “memes” com a situação por não acreditarem que a postagem tenha sido levada a sério.

Além disso, a página oficial de fãs da Taylor Swift no Brasil publicou uma nota no Twitter esclarecendo que a postagem da Forças Armadas é falsa.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Usuários acreditaram que a publicação era real
    Usuários acreditaram que a publicação era real Foto: Reprodução/Facebook
  • Fãs debocharam da publicação
    Fãs debocharam da publicação Foto: Reprodução/Facebook
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação