ELEIÇÕES 2022

Ciro Gomes diz que ministro da Defesa é "golpista" e "um desastre completo"

O pedetista ainda afirma que, se eleito, proibirá militares da ativa de ocupar cargos políticos e apontou Pazuello como "um símbolo trágico" dos militares em postos públicos

Talita de Souza
postado em 15/08/2022 23:44
Ciro é o segundo entrevistado de uma série de sabatinas promovida pelo programa Roda Viva, da TV Cultura -  (crédito: Reprodução/YouTube Roda Viva)
Ciro é o segundo entrevistado de uma série de sabatinas promovida pelo programa Roda Viva, da TV Cultura - (crédito: Reprodução/YouTube Roda Viva)

O ministro da Defesa, o general do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi apontado como um “golpista” pelo candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (15/8).

O pedetista foi questionado sobre uma fala dada a um telejornal da GloboNews em que afirma que os comandantes centrais das Forças Armadas não tem caráter "golpista" e que não apoiam Bolsonaro em "delírios golpistas”. “De 16 dos comandos militares, doze tem posições legalistas, firmes, e quatro tem posições dúbias. Mas nenhum é golpista”, reafirmou.

No entanto, sobre o ministro da Defesa, Ciro foi enfático. “É golpista medularmente e pior, uma tragédia, um desastre completo”, definiu o candidato. A palavra medularmente, usada pelo pedetista, é sinônimo de essencialmente.

Se eleito, Ciro afirma que proibirá militares da ativa de ocuparem cargos políticos. “Três mil e oitocentos militares estão dobrando salários hoje ocupando cargos políticos. Um símbolo trágico disso era o Pazuello (ex-ministro da Saúde), um general da ativa, completamente incompetente, a corrupção correndo solta em vários lugares, e agora um politiqueiro”, declarou.

O pedetista ainda afirmou que o ex-ministro da Saúde “descumpriu os regulamentos militares fazendo comício com o presidente”. No entanto, Ciro defendeu o papel das Forças Armadas. “Os militares precisam ser respeitados. Eles são uma força absolutamente essencial na sustentação de um projeto nacional de desenvolvimento”, opina.

Ciro é o segundo entrevistado de uma série de sabatinas promovida pelo programa Roda Viva, da TV Cultura, com os quatro pré-candidatos com maior intenção de votos registrados pela pesquisa Datafolha de 28 de julho. Simone Tebet (MDB) foi a primeira a enfrentar a sabatina, em 8 de agosto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação