QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR

Por 48 votos a 2, Câmara do Rio cassa mandato de Gabriel Monteiro

Apenas Gabriel Monteiro e Chagas Bola, do PSL, votaram pela manutenção do mandato. O agora ex-vereador é acusado de assédio sexual, estupro e de forjar vídeos para divulgar nas redes sociais

Francisco Artur- Especial para o Correio
postado em 18/08/2022 23:56 / atualizado em 19/08/2022 00:00
 (crédito: Renan Olaz/CMRJ)
(crédito: Renan Olaz/CMRJ)

Por 48 votos a dois, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro cassou, na noite desta quinta-feira (18/8), o mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de assédio sexual, estupro e de forjar vídeos para divulgar nas redes sociais.

Entre os vereadores, apenas o próprio Gabriel Monteiro e Chagas Bola (PSL) votaram pela manutenção do mandato. Na semana passada, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar já havia aprovado a cassação do então vereador.

Na esfera criminal, Gabriel Monteiro se tornou réu em maio, quando a Justiça acatou uma denúncia feita pelo Ministério Público. Na ocasião, o então vereador foi acusado de filmar relações sexuais com adolescentes.

Em junho, Monteiro também foi denunciado pelo MP por assédio e importunação sexual por praticar possíveis crimes contra uma ex-assessora parlamentar.

Eleito em 2020, Gabriel Monteiro é youtuber. Ele é conhecido por produzir vídeos em que aparece em supostas trocas de tiros em bairros periféricos do Rio de Janeiro, além de produzir conteúdos de deboche a políticos e militantes contrários à sua ideologia.

Agora sem mandato de vereador, Monteiro pretende se candidatar a deputado federal pelo seu partido, o PL. Ele já registrou sua candidatura e aguarda a homologação do Tribunal Regional Eleitoral. A Corte terá até 12 de setembro para se posicionar em relação ao futuro político do vereador cassado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação