ENTREVISTA

Jornal Nacional: Bolsonaro volta a defender tratamento ineficaz para COVID

Presidente e candidato à reeleição ainda culpou a imprensa por ter desestimulado a autonomia médica para prescrever medicamentos

Bernardo Estillac - Estado de Minas
postado em 22/08/2022 23:37 / atualizado em 22/08/2022 23:38
 (crédito: Reprodução/Rede Globo)
(crédito: Reprodução/Rede Globo)

Em entrevista ao Jornal Nacional na noite desta segunda-feira (22/8), o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), voltou a defender o chamado ‘tratamento precoce’ contra a COVID-19. Questionado pela jornalista Renata Vasconcellos sobre seu comportamento na condução da pandemia, ele culpou a imprensa por um ‘desestímulo’ à autonomia médica.

O kit de tratamento precoce com medicamentos como ivermectina e cloroquina foi uma das principais bandeiras do governo durante a pandemia. Em resposta ao questionamento sobre a possibilidade de ser responsabilizado pela gestão do país durante períodos críticos da disseminação do coronavírus no país, Bolsonaro voltou a falar sobre a autonomia dos médicos para a prescrição de medicamentos e fez alusões a efeitos colaterais das vacinas.

“O grande erro disso tudo foi um trabalho forte da grande mídia, dentre eles a Globo, desestimulando os médicos a fazer o tratamento precoce. Isso é conhecido como uma liberdade do médico. Quando algo é desconhecido, como até hoje é desconhecido alguns possíveis efeitos colaterais da vacina. Desaconselhar, inibir e ameaçar cassar o registro de médicos. Isso que foi errado durante a pandemia”, disse o presidente.

Bolsonaro é o primeiro dos candidatos ao Planalto a ser sabatinado pelo telejornal da Rede Globo. Neste ano, as entrevistas terão a duração de 40 minutos, 13 a mais que no ano passado. Ainda nesta semana serão entrevistados Ciro Gomes (PDT), na terça-feira (23/8); Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quinta-feira (24/8); e Simone Tebet (MDB), na sexta-feira (26/8).

No início do mês, a participação de Bolsonaro no JN foi posta em dúvida. Isso porque, inicialmente, ele queria ser entrevistado do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O Grupo Globo negou a proposta. Depois, o presidente aceitou comparecer aos estúdios da emissora, no Rio de Janeiro (RJ).

O que você precisa saber sobre as entrevistas no JN:

Datas:

Segunda-feira (22/8): Jair Bolsonaro (PL);
Terça-feira (23/8): Ciro Gomes (PDT);
Quinta-feira (25/8): Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
Sexta-feira (26/8):Simone Tebet (MDB)

Hora:

Sempre às 20h30

Duração:

40 minutos

O "Beabá da Política"

A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação