Eleições 2022

Lula tem 41,7% e Bolsonaro, 37%, aponta Paraná Pesquisas

Segundo o instituto, vantagem do petista caiu para menos de cinco pontos. Distância é a menor já registrada pela pesquisa

Sandy Mendes
postado em 24/08/2022 11:22 / atualizado em 24/08/2022 11:22
 (crédito: Miguel Schincariol/AFP/Mauro Pimentel/AFP)
(crédito: Miguel Schincariol/AFP/Mauro Pimentel/AFP)

Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisa nesta quarta-feira (24/8) revela que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém à frente na disputa pela Presidência da República, com 41,7% das intenções de voto. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), continua em segundo posição, com 37%.

Na última pesquisa do instituto, divulgada em 2 de agosto, a vantagem do petista sobre Bolsonaro era de 5,5 pontos percentuais. Agora, a diferença caiu para 4,7 pontos. A distância é a menor já registrada pela pesquisa.

O candidato do PDT, Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 7,3%. Simone Tebet, do MDB, pontua com 2,7%. Os demais candidatos registram menos de 1%. Aqueles que votam branco e nulo somam 6%.

Na pesquisa espontânea, Lula tem 30% contra 26,5% de Jair Bolsonaro. Pela margem de erro, estão tecnicamente empatados. Comparado à última pesquisa, o ex-presidente pontuava com 30,5% das intenções de voto, enquanto o chefe do Executivo registrava 26,9%.

O levantamento ouviu 2.020 eleitores nas datas de 19 a 23 de agosto. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03138/2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação