ELEIÇÕES

Moro se 'oferece' para sabatinar Lula no Jornal Nacional: "Tenho experiência"

Candidato ao Senado pelo Paraná, o ex-juiz disse esperar que Lula seja perguntado sobre temas polêmicos

Thays Martins
postado em 25/08/2022 10:08 / atualizado em 25/08/2022 11:37
 (crédito: Eduardo Matysiak/AFP e Miguel Schincariol/AFP)
(crédito: Eduardo Matysiak/AFP e Miguel Schincariol/AFP)

O candidato ao Senado pelo Paraná Sergio Moro (União Brasil) provocou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a equipe da TV Globo com uma postagem no Twitter nesta quinta-feira (25/8). O ex-juiz disse esperar que o petista seja "perguntado com firmeza" sobre temas como "mensalão, petrolão, triplex e Atibaia" na sabatina do Jornal Nacional marcada para esta quinta. Moro ainda disse que, caso necessário, se voluntaria para fazer as perguntas: "Tenho experiência". 

O ex-ministro faz referência ao julgamento da Operação Lava-Jato, conduzido por Moro quando ele era juiz na vara de Curitiba. Lula foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e ficou 580 dias preso. As condenações foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021 que entendeu que Lula não teve seus direitos respeitados e que a vara de Curitiba não tinha competência para julgar os casos. A Corte ainda entendeu que Moro não julgou Lula com imparcialidade. 

Lula será o penúltimo candidato à presidência da República a ser sabatinado por William Bonner e Renata Vasconcellos. A expectativa é que temas como corrupção, rejeição ao PT e medidas impopulares propostas por ele estejam na pauta. A entrevista tem a duração de 40 minutos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) passaram pela sabatina esta semana. Na sexta-feira, será a vez de Simone Tebet (MDB).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação