Eleições 2022

Lula oscila e Bolsonaro se mantém estável, aponta BTG/ FSB

Segundo turno também se manteve estável; maior diferença foi sentida pelo pedestista Ciro Gomes que cresceu de 6% para 9% após a rodada de entrevistas dos presidenciáveis ao Jornal Nacional

Thays Martins
postado em 29/08/2022 09:08
 (crédito: Miguel SCHINCARIOL / AFP)
(crédito: Miguel SCHINCARIOL / AFP)

As intenções de voto para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantiveram estáveis mesmo após a sabatina do Jornal Nacional na semana passada, com uma oscilação do petista dentro da margem de erro. Os dados são de pesquisa feita pelo Instituto FSB encomendada pelo BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (29/8). Segundo o levantamento, o petista perdeu dois pontos percentuais desde a última rodada (dentro da margem de erro) e agora tem 43% da intenções de voto no primeiro turno.  Já Bolsonaro, manteve os mesmos 36% da semana passada. Dessa forma, a diferença entre os dois é de sete pontos percentuais. 

A maior diferença foi sentida pelo pedestista Ciro Gomes. O ex-ministro subiu de 6% para 9% nas intenções de voto, voltando ao melhor patamar desde o início do monitoramento. A senadora Simone Tebet (MDB) oscilou de 3% para 4%. 

Segundo a pesquisa, 89% dos eleitores de Bolsonaro afirmam que a decisão já está tomada e que não irão mais mudar. No caso de Lula, esse percentual é de 82%. 

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o resultado também se manteve estável, com o petista com 52% dos votos e Bolsonaro com 39%. Segundo o levantamento, Lula também vence nos cenários testados com Ciro Gomes e Simone Tebet. Já Bolsonaro perde para os dois.

Bolsonaro também é o candidato com a maior rejeição, segundo a pesquisa. 55% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Já em Lula, são 45% os que dizem que não votariam nele.

Avaliação do governo

A avaliação governo Bolsonaro também se manteve estável, com 45% achando ruim ou péssimo e 34%, ótimo ou bom. Além disso, 40% dizem aprovar a forma como o presidente governa o país e 55% dizem desaprovar.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre sexta-feira (26/8) e domingo (28/8). A margem de erro é de 2pp, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE, sob número BR-08934/2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação