Em campanha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado de seu candidato a vice Geraldo Alckmin (PSB), se reuniu com governadores para debater a segurança pública e projetos de um eventual governo Lula em São Paulo, nesta terça-feira (30/8).
O presidenciável também propôs recriar o Ministério da Segurança Pública, "sem que haja nenhuma interferência na política do Estado". "O que nós queremos é aumentar a participação da União sem interferir naquilo que é obrigação dos estados hoje", afirmou.
Saiba Mais
O ex-presidente Michel Temer tinha separado as atribuições do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, mas Jair Bolsonaro (PL) fez a fusão das duas pastas. Na época em que foi eleito, o presidente queria dar um “superministério” a Sérgio Moro. Mais adiante, a ideia não se concretizou pelo relacionamento das partes.
O petista também disse que, em um eventual governo, vai "retomar o Estatuto do Desarmamento", aprovado em 2003. O ex-presidente falou sobre criar um comitê científico para estruturação da segurança pública "com planejamento, metas e avaliações".
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.