ELEIÇÕES 2022

Busca e apreensão da PF: quem são os empresários bolsonaristas pró-golpe

Alexandre de Moraes deferiu a petição do senador Randolfe Rodrigues para iniciar investigação após trocas de mensagens em grupo do WhatsApp

Os oito empresários bolsonaristas que foram alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (23/8) estão ligados a diferentes setores. São eles: Luciano Hang, José Isaac Peres, Afrânio Barreira, Marco Aurélio Raymundo, Meyer Nigri, André Tissot e Ivan Wrobel e José Koury.

Os mandados de busca foram emitidos porque eles defenderam a realização de um golpe de Estado, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais, em outubro.

Petição

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, que há uma semana foi empossado como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele deferiu a petição do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) sobre os empresários bolsonaristas, que teriam defendido o golpe em um grupo no WhatsApp.

Saiba Mais

Perfil dos empresários bolsonaristas

Luciano Hang (Havan)

É co-fundador e proprietário da Havan, uma das maiores redes do setor varejista brasileiro. Tem 59 anos e nasceu em Brusque, no interior de Santa Catarina. Tem um patrimônio líquido de US$ 4,8 bilhões, o décimo maior do Brasil, de acordo com a Forbes.

José Isaac Peres (Multiplan)

É economista e fundador do grupo Multiplan, que constrói e administra shoppings centers. Na capital mineira, são três unidades: BH Shopping, Diamond Mall e Pátio Savassi. José tem 82 anos e nasceu na capital do Rio de Janeiro. É um dos 62 brasileiros com mais de US$ 1 bilhão em 2022, segundo o ranking anual da Forbes.

Afrânio Barreira (Coco Bambu)

É engenheiro e proprietário do Grupo Coco Bambu, uma rede de restaurantes a la carte fundada por ele e a esposa, em 2001. Das 64 unidades, quatro ficam em Belo Horizonte e uma em Uberlândia. Afrânio tem 65 anos e é natural do Ceará.

Marco Aurélio Raymundo (Mormai)

É médico e criador da marca Mormaii, que vende roupas, artigos de surfe e outros produtos. Tem 73 anos e nasceu em Guaíba, no Rio Grande do Sul.

Meyer Nigri (Tecnisa)

Engenheiro e fundador da Tecnisa, empresa que atua no setor de incorporação, construção e vendas desde a década de 70. Tem 66 anos.

André Tissot (Sierra Móveis)

Fundou, em 1990, a Sierra Móveis, empresa especializada na venda de móveis de luxo. Tem sede em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Ivan Wrobel (W3 Engenharia)

É proprietário da W3 Engenharia, uma construtora de edifícios comerciais e residenciais fundada na década de 70 e com foco no Rio de Janeiro.

José Koury (Barra World Shopping)

É dono do Barra World Shopping, localizado no Rio de Janeiro. O empreendimento comercial e de lazer tem áreas com temáticas internacionais.

Saiba Mais