eleições

Bolsonaro sobre rejeição feminina: "É uma narrativa"

Em sabatina na RedeTV! nesta quinta-feira (1/9), o candidato mencionou feitos do seu governo para a área de políticas públicas para as mulheres

Taísa Medeiros
postado em 01/09/2022 20:56
O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro entrevistado da série de sabatinas que a RedeTV!  -  (crédito:  Reprodução/RedeTV! News)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro entrevistado da série de sabatinas que a RedeTV! - (crédito: Reprodução/RedeTV! News)

O candidato e atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro a ser recebido na série de sabatinas realizadas pela RedeTV! com os postulantes ao Palácio do Planalto. Questionado sobre os índices de rejeição entre as eleitoras mulheres — exatamente metade delas (50%) rejeita Bolsonaro, enquanto 32% rejeitam Lula (PT), de acordo com a pesquisa Ipec, divulgada na segunda (29/8) — o presidente disse se tratar de "uma narrativa".

“É uma narrativa. Como se eu não gostasse de mulheres, trago as mulheres com carinho e consideração. Por parte do governo, são mais de 60 projetos sancionados por nós, decretos, tudo visando à mulher. Criamos o ministério da Mulher e colocamos a Damares à frente, e ela faz um trabalho fantástico”, citou.

Para provar seu ponto, Bolsonaro seguiu mencionando dados — mas sem citar os levantamentos em detalhes. Segundo ele, houve a redução do número de feminicídios. “Tem caído no Brasil, isso é uma coisa que interessa obviamente para elas”, defendeu. Entre 2020 e 2021, período da pandemia, segundo levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, houve uma queda nos feminicídios de 1,7%, mas não da violência contra a mulher. Em todos os tipos houveram aumentos de um ano para o outro. Ameaças, lesões corporais, assédio e importunação sexual aumentaram no período.

“São vários projetos, leis, decretos, portarias, que nós buscamos atender as mulheres. Isso aí não passa de uma narrativa contra mim. O pessoal joga isso e tem gente que compra essa ideia. Se for me comparar com o outro candidato você vai ver as contradições nessa questão de tratar as mulheres”, concluiu.

Sabatinas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro entrevistado da série de sabatinas que a RedeTV! News iniciou nesta quinta-feira (1/9). Os entrevistadores são os âncoras do Jornal, Luís Ernesto Lacombe e Erica Reis. As entrevistas serão transmitidas simultaneamente na televisão e nos canais digitais da emissora, mas foram previamente gravadas nos estúdios da emissora na Grande São Paulo. Todas as entrevistas terão duração de 30 minutos.

A emissora informou ter convidado os quatro primeiros colocados na pesquisa de opinião do instituto Paraná Pesquisas, divulgada na última quarta-feira (24/8). Além de Bolsonaro, figuravam nas primeiras posições desta pesquisa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

O atual mandatário aparece hoje em segundo lugar nas principais pesquisas de intenção de voto. Na pesquisa Ipec, divulgada na última segunda-feira (29/8), encomendada pela Globo, o ex-presidente Lula (PT) figura com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação