Eleições

TSE barra candidatura à Presidência da República de Pablo Marçal

Após conflitos partidários, partido Pros se alinhará a coligação Brasil da Esperança e não lançará candidato à Presidência

Vinícius Prates* - Estado de Minas
postado em 07/09/2022 10:02
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou a candidatura de Pablo Marçal, do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), à Presidência da República. A decisão foi dada pelos ministros, em unanimidade, nessa terça-feira (6/9). Os ministros consideraram válida a anulação da convenção partidária realizada em julho, que escolheu Marçal como candidato às eleições. 

Pablo Marçal teve a candidatura lançada em 31 de julho, quando a legenda era presidida por Marcus Vinícius Chaves de Holanda. Contudo, devido a alguns conflitos partidários, Eurípedes Gomes de Macedo Júnior tomou o comando do partido e decidiu que o Pros não lançaria uma candidatura própria à Presidência da República no pleito deste ano e se alinharia com a coligação Brasil da Esperança.

Marçal recorreu ao TSE para que fossem mantidos os efeitos da convenção partidária de 31 de julho, alegando que houve indícios de fraudes e irregularidades na convocação e realização das convenções sob o comando de Eurípedes Júnior. Ele ainda pedia que o Pros fosse impedido de formalizar o apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O pedido foi negado pelo relator, ministro Alexandre de Moraes. Para ele deve-se "prestigiar o panorama atual do Pros, presidido por Eurípedes Gomes de Macedo Júnior, independentemente da eventual impugnação ou invalidade das atas convencionais que autorizem o ingresso do partido na coligação Brasil da Esperança".

Moraes votou pela homologação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) que anulou a convenção de 31 de julho. Também foi aprovada a adesão da legenda à coligação Brasil da Esperança (Federação Fé Brasil/Federação PSol-Rede/Solidariedade, PSB, Agir, Avante).

Candidaturas barradas

Pablo Marçal é o segundo candidato a ter a candidatura barrada pelo TSE. Na última quinta-feira (1º/9), o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) também teve a candidatura à Presidência da República impugnada.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação