STF

Fux em solenidade do Bicentenário: "Poderes não devem extrapolar suas funções"

Durante participação em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, Fux disse que a Independência marcou o início de uma história de proximidade e afinidade entre Brasil e Portugal

Fernanda Strickland
postado em 08/09/2022 16:35 / atualizado em 08/09/2022 16:38
Fux discursou durante sessão solene do Congresso Nacional em comemoração ao Bicentenário -  (crédito:  Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Fux discursou durante sessão solene do Congresso Nacional em comemoração ao Bicentenário - (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Durante participação em da comemoração do Bicentenário da Independência realizado nesta quinta-feira (8/9), no Senado Federal, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, ressaltou, um dia após as manifestações do 7 de Setembro com desfile cívico-militar e palanque do presidente Jair Bolsonaro (PL), que os Poderes não devem extrapolar as suas funções.

"O Brasil independente pressupõe uma magistratura independente e um regime político em que todos os cidadãos gozem de igualdade de chances, usufruam de todas as liberdades constitucionais e os Poderes restrinjam o seu exercício em nome do povo e para o povo", afirmou o presidente do STF.

Fux também apontou que ao contrário do que se poderia imaginar, a Independência marcou o início de uma história de proximidade e afinidade entre Brasil e Portugal. "As duas nações compartilham valores culturais e morais. No plano internacional, como muito bem salientou o excelentíssimo Presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva, Brasil e Portugal possuem as mesmas
posições em relação ao mundo", disse.

"As comemorações do bicentenário da independência nos dois lados do Atlântico representam o que de melhor há da união entre Brasil e Portugal: o sentimento recíproco de admiração", afirmou Fux.

Nesta tarde, o ministro Luiz Fux preside sua última sessão como presidente do STF. A posse da sucessora no cargo, ministra Rosa Weber, está marcada para a próxima segunda-feira (12).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação