Família Real Britânica

"Grande pesar": Bolsonaro lamenta morte da rainha e decreta luto de três dias

Decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (8/9)

Victor Correia
postado em 08/09/2022 16:51 / atualizado em 08/09/2022 16:52
 (crédito: Oli SCARFF / POOL / AFP)
(crédito: Oli SCARFF / POOL / AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou nesta quinta-feira (8/9) luto oficial de três dias, em todo o território nacional, pela morte da rainha britânica Elizabeth II. O documento foi assinado pelo chefe do Executivo e também pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.

"É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte", diz o decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Em postagem nas redes sociais, o presidente lamentou a morte da monarca: "Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico".

A monarca morreu aos 96 anos de idade após uma piora em seu estado de saúde, no Castelo de Balmoral, Escócia. O anúncio foi feito pela redes oficiais da família real britânica. 

"É com grande pesar e comoção que o Brasil recebe a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos", continuou o presidente, em seu perfil no Twitter.

Jair Bolsonaro participa nesta quinta-feira (8/9), a partir das 17h, de sabatina realizada pelo Correio Braziliense e pela TV Brasília.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação