ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro diz a crianças que escolas públicas contam 'histórias erradas'

O presidente Jair Bolsonaro disse que a história da ditadura militar é contada errada e voltou a atacar Lula alegando que o petista "faz o mal"

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 08/09/2022 19:09 / atualizado em 08/09/2022 19:09
 (crédito: Reprodução/Facebook)
(crédito: Reprodução/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro (PL), disse a crianças que escolas públicas contam história de forma errada como se "quem quer o bem do próximo é o pessoal pintado de vermelho", se referindo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante o encontro com as crianças, Bolsonaro imitava uma pessoa com nove dedos e afirmou que o "sem dedinho" faz o mal, atacando novamente o petista. A referência foi feita na manhã desta quinta-feira (8/9), durante uma visita das crianças ao Palácio da Alvorada, residência do Presidente da República em Brasília.

"Pintado de vermelho para mim e para vocês é só o papai noel. Aquele outro de vermelhinho com chifrinho faz o mal, ou sem dedinho, também faz o mal", declarou

Bolsonaro ainda disse às crianças que a ditadura militar, período entre 1964 e 1985, é contado a partir de uma perspectiva da "esquerda, sempre mentindo". Para o Chefe do Executivo, um militar assumiu o cargo da Presidência após o ex-presidente João Goulart fugir do Brasil em 1964.

"Uma vez o plenário da Câmara e do Senado declarou vaga a cadeira de presidente porque ele tinha fugido do Brasil. Ele fugiu. Aí assumiu Ranieri Mazzilli. Aí dia 11 de abril teve eleições indiretas, Câmara e Senado votaram em Castelo Branco. Castelo Branco chegou à Presidência à luz da Constituição em 46, ou 47. O Castelo Branco não chegou lá dando um golpe. Ele foi votado, existia um dispositivo constitucional, e como foi declarado vago, ele fugiu, a Câmara elegeu Castelo Branco. Então não existe 31 de março, tem 2 de abril", contou Bolsonaro às crianças.

Bolsonaro ainda usou alusão a história do Josef Stalin, revolucionário do comunismo, acusado de adulterar fotos e divulgar na imprensa. "Stalin apagava fotos, nosso Congresso apagou fotos. História da esquerda, sempre mentindo", disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação