OBITUÁRIO

Fux lamenta morte de rainha Elizabeth: "Esteve firme ao lado do seu povo"

Ministro do STF divulgou nota de pesar sobre morte da monarca. Magistrado lembrou da visita da rainha à Corte em 1968

Luana Patriolino
postado em 08/09/2022 22:11
 (crédito: Nelson Jr./SCO/STF)
(crédito: Nelson Jr./SCO/STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, lamentou a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8/9). Por meio de nota, o magistrado disse que a monarca “sempre esteve firme ao lado do seu povo em períodos de grandes transformações na humanidade” e relembrou a visita dela à Corte brasileira em 1968.

“A monarca que sempre esteve firme ao lado do seu povo em períodos de grandes transformações na humanidade. Exemplo de elevadas virtudes, representou um modelo para as mulheres das mais diversas gerações e foi um ícone cultural do nosso tempo”, disse Fux. “Relembro que a Rainha visitou o STF em novembro de 1968, ocasião na qual entregou uma comenda ao então presidente do STF, Ministro Luiz Gallotti. Em discurso, Elizabeth II mencionou a importância da harmonia entre os poderes”, destacou.

A rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu nesta quinta-feira, aos 96 anos, em decorrência de uma piora de saúde, reportada pelo Palácio de Buckingham ainda pela manhã. Elizabeth Alexandra Mary nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926 e ficou à frente do trono britânico por 70 anos.

Elizabeth assumiu a coroa do Reino Unido no dia 6 de fevereiro de 1952, com apenas 25 anos, após a morte do rei George VI. O trono será ocupado, agora, pelo filho primogênito, Charles, o príncipe de Gales, ao lado da atual esposa dele, Camilla Parker-Bowles.


Leia a nota do ministro do STF Luiz Fux na íntegra

Recebo com profundo pesar a notícia da morte de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. A monarca que sempre esteve firme ao lado do seu povo em períodos de grandes transformações na humanidade. Exemplo de elevadas virtudes, representou um modelo para as mulheres das mais diversas gerações e foi um ícone cultural do nosso tempo.

Relembro que a Rainha visitou o STF em novembro de 1968, ocasião na qual entregou uma comenda ao então presidente do STF, Ministro Luiz Galloti. Em discurso, Elizabeth II mencionou a importância da harmonia entre os poderes: “Impressionou-me a ideia, traduzida na mais ousada e bela das arquiteturas, de se construir uma Capital em torno dos Três Poderes fundamentais do Estado: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Os três devem funcionar em uníssono, porquanto, no fim, é o primado do Direito que constitui o bem mais precioso do Estado civilizado."

Ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação