ELEIÇÕES

Moro critica Lula por relacionar atos com Bolsonaro à Ku Klux Klan

Ex-juiz federal, ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública e candidato ao Senado diz que Lula 'ofende a todos'

Estado de Minas
postado em 09/09/2022 12:08
 (crédito: Reprodução/Twitter Sergio Moro)
(crédito: Reprodução/Twitter Sergio Moro)

O ex-juiz federal Sergio Moro (União-PR) criticou o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por comparar atos políticos do presidente Jair Bolsonaro (PL) no 7 de Setembro, na última quarta-feira (7/9), à Ku Klux Klan. Segundo Moro, também candidato ao Senado nas eleições deste ano, o petista "ofende" a todos com a declaração.

"O velho 'nós contra eles' do 'democrata' Lula. Ofende a todos que celebraram o 7 de Setembro, apoiadores ou não de Bolsonaro", escreveu Moro, também ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, no Twitter.

A fala de Lula aconteceu em um comício na noite dessa quinta-feira (8), em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. “No ato do Bolsonaro, parecia uma reunião da Ku Klux Klan, só faltou o capuz, porque não tinha negro, não tinha pardo, não tinha pobre, não tinha trabalhador".

"O artista principal era o velho da Havan, que aparecia como se fosse o Louro José participando ativamente da campanha do Bolsonaro”, completou Lula, em comício.

No feriado de 7 de Setembro, Bolsonaro acompanhou na parte da manhã do desfile militar em Brasília em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil. Durante a tarde, ele foi ao Rio, onde participou de um ato bolsonarista.

Moro e Lula

O ex-juiz condenou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em 2017, em caso relacionado a um triplex no Guarujá, em São Paulo. Em março de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula no âmbito da Lava-Jato por considerar Moro parcial.

Eleições 2022

Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d'Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP) e Constituinte Eymael (DC) também se colocam como candidatos à Presidência da República.

Álvaro Dias (Podemos), Desiree (PSD), Paulo Martins (PL), Orlando Pessuti (MDB), Rosane Ferreira (PV), Aline Sleutjes (Pros), Dr. Saboia (PMN), Laerson Matias (Psol) e Roberto França da Silva Junior (PCO) são outros nomes ao Senado pelo Paraná.

O primeiro turno das eleições será em 2 de outubro. Em caso de segundo turno, ele acontecerá no dia 30 do mesmo mês.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação