ELEIÇÕES 2022

Em votação relâmpago, TSE aprova sugestão de militares para teste em urnas

Projeto das Forças Armadas prevê uso da biometria para teste de integridade das máquinas no dia da votação. Apreciação do tema durou apenas 15 minutos no plenário

Luana Patriolino
postado em 13/09/2022 20:19 / atualizado em 13/09/2022 20:19
O projeto deve ser feito entre 32 a 64 urnas, do universo de 640 equipamentos que já serão submetidos ao teste no dia do pleito, sem prejuízo ao calendário eleitoral -  (crédito: Antonio Augusto/Secom/TSE)
O projeto deve ser feito entre 32 a 64 urnas, do universo de 640 equipamentos que já serão submetidos ao teste no dia do pleito, sem prejuízo ao calendário eleitoral - (crédito: Antonio Augusto/Secom/TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em sessão da noite desta terça-feira (13/9), uma proposta de biometria no teste de integridade das urnas para o dia das eleições. O projeto foi apresentado pelas Forças Armadas, que é integrante da Comissão de Transparência das Eleições. A decisão do plenário foi unânime.

A votação durou apenas 15 minutos no TSE. O projeto deve ser feito entre 32 a 64 urnas, do universo de 640 equipamentos que já serão submetidos ao teste no dia do pleito, sem prejuízo ao calendário eleitoral.

“O teste de integridade continua igual, e dessas urnas algumas serão retiradas para a realização do teste de integridade com biometria. Isso será feito para nós testarmos e verificar realmente se isso [biometria] é ou não necessário estatisticamente”, disse o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE.

Segundo a sugestão dos militares, os testes devem realizados nas seções eleitorais e com a participação de eleitores. Eles devem usar biometria para destravar as máquinas de votação que serão testadas. Nem todos os equipamentos serão testados pela população. O proposta prevê apenas a aplicação em parte das urnas.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação