Eleições 2022

TSE nega direito de resposta a Alckmin em propaganda de Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro usa falas antigas de Geraldo Alckmin contra Lula em campanha eleitoral

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 15/09/2022 11:43 / atualizado em 15/09/2022 11:43
 (crédito: Reprodução/Divulgação/AFP)
(crédito: Reprodução/Divulgação/AFP)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou um pedido de direito de resposta da campanha da chapa Lula-Alckmin contra propagandas da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi dada pela ministra Maria Claudia Bucchianeri.

Durante o horário eleitoral, Bolsonaro usa falas antigas de Geraldo Alckmin (PSB) em que criticava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O argumento da chapa Lula-Alckmin era que as falas foram apresentadas fora do contexto. A ministra disse que não se trata de caso de direito de resposta, pois é comum na política a mudança de posicionamento. Além disso, ela argumenta que não há questionamento sobre as falas, mas sim sobre o uso.

Em 2018, o TSE também negou um direito de resposta semelhante. Na ocasião, Alckmin veiculava falas públicas antigas do presidente Jair Bolsonaro, na época candidato à Presidência, contra mulheres. Na época, o TSE negou o direito de resposta a Bolsonaro.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação