Eleições 2022

Janones e Nikolas batem boca e discussão acaba em processo

O vereador de Belo Horizonte processou o deputado federal após ele supostamente ter o chamado de 'pedófilo'

/Estado de Minas
postado em 16/09/2022 19:12 / atualizado em 16/09/2022 19:13
Janones e Nikolas também discutiram nos bastidores do debate presidencial da 'Band' -  (crédito: CAMARA DOS DEPUTADOS/REPRODUÇÃO; Karoline Barreto/CMBH)
Janones e Nikolas também discutiram nos bastidores do debate presidencial da 'Band' - (crédito: CAMARA DOS DEPUTADOS/REPRODUÇÃO; Karoline Barreto/CMBH)

O vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PL) processou o deputado federal André Janones (Avante-MG) após ele supostamente ter o chamado de “pedófilo”. O processo acabou sendo extinto porque o vereador entrou com o pedido em uma vara errada.

A briga começou quando Janones usou o Twitter para afrontar Nikolas após o vereador ter questionado sobre sua inscrição suspensa na OAB. Os dois também brigaram nos bastidores do debate presidencial da "TV Band".

O vereador de BH tinha postado uma série de documentos contra o deputado. À época, Janones escreveu: “Tem um vereador pedofilo fazendo montagens com meu nome e questionando o porquê da minha OAB estar suspensa”.

Nikolas é apoiador de Jair Bolsonaro (PL) e candidato a deputado federal. Janones, por sua vez, desistiu da candidatura ao Planalto para ser coordenador da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais e tentar a reeleição para a Câmara.

Depois de receber o processo, Janones usou as redes para falar sobre o caso e, por isso, acabou discutindo com Nikolas novamente.

“Acabo de ser intimado pela justiça. Nikolas Ferreira me processou por eu ter dito aqui que tem um vereador pedófilo me difamando. Detalhe: eu não citei nome, e tava me referindo a um cidadão que responde dezenas de denúncias por pedofilia! O que uma consciência pesada não faz hein?”, escreveu o deputado.

Em seguida, Janones citou uma música de Cazuza. “Nossa consciência é o nosso próprio inferno particular, é ela que nós julga e nos condena”, ironizou.

Em resposta, Nikolas chamou o deputado de “vagabundo” e mandou ele “assumir os BO”.

“Quem questionou sua OAB suspensa? Quem postou os documentos? Fui eu. E você me acusou na mesma publicação. Não queira dar uma de besta, por mais que você já seja. Assuma seus BO, vagabundo.”

Cerca de 3 horas depois da discussão, Janones voltou ao Twitter. Dessa vez para anunciar que o processo havia sido extinto porque Nikolas acabou entrando na comarca errada.

“O processo contra mim já foi extinto, não deu nem emoção. O burrão entrou na vara errada! Eita que a milícia tá mal de mascote”, escreveu o deputado.

Questionado pelo Estado de Minas sobre a ação citada pelo deputado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) confirmou que foi aberta uma representação criminal/notícia de crime na Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Precatórias da Comarca de Ituiutaba.

Em 14 de setembro de 2022, o juiz André Luiz Riginel da Silva Oliveira declinou da competência por considerar que se trata de crime eleitoral.

*A reportagem tentou contato com Nikolas Ferreira às 15h19 de quinta-feira (15/9) mas não obteve contato com o vereador. O espaço segue aberto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação