Eleições 2022

Pesquisa Ipespe/Abrapel: Lula chega a 45% dos votos; Bolsonaro tem 35%

O levantamento ainda traz o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 7% e a senadora Simone Tebet (MDB), com 5%. No segundo turno, Lula teria 53% dos votos.

Correio Braziliense
postado em 17/09/2022 12:20
 (crédito: Miguel Schincariol / AFP e MAURO PIMENTEL / AFP)
(crédito: Miguel Schincariol / AFP e MAURO PIMENTEL / AFP)

O instituto Ipespe divulgou neste sábado (17/9) a terceira pesquisa Ipespe/ Abrapel sobre a eleição para a presidência da República. O levantamento aponta oscilações pequenas dos principais candidatos, trazendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 10 pontos à frente do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Na pesquisa estimulada, Lula aparece com 45% das intenções de voto no primeiro turno, contra 35% de Bolsonaro. O resultado aponta para uma diferença dois pontos percentuais maior do que a do levantamento anterior, quando Lula liderava com 8 ponto de vantagem.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 7% das intenções de voto. A senadora Simone Tebet (MDB) tem 5%. Felipe D'ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União) têm 1% cada um. Votos brancos ou nulos somaram 3% e 2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

O Ipespe ouviu 1.100 pessoas por telefone entre 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE com o código BR-08883/2022. O levantamento foi contratado pela Associação Brasileira dos Pesquisadores Eleitorais (Abrapel).

Segundo turno

O Ipespe também ouviu os eleitores sobre quem eles votariam num segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Nesse caso, o candidato petista venceria as eleições com 53% dos votos. O presidente Jair Bolsonaro teria 38%. A soma de votos brancos e nulos é 6% e 3% não souberam ou não responderam.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação