ELEIÇÕES 2022

'Envergonha os brasileiros', diz Tebet sobre Bolsonaro no velório da rainha

O presidente acompanhou a cerimônia fúnebre nesta segunda-feira (19/9) em Londres

Natasha Werneck - Estado de Minas
postado em 19/09/2022 23:40
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

A senadora Simone Tebet (MDB), candidata à presidência nas eleições deste ano, acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar o velório da rainha Elizabeth II como ato de campanha eleitoral. Ela lamentou que o atual chefe do Executivo, que está em Londres, desrespeite o luto dos britânicos.

Antes de visitar a cerimônia fúnebre, Bolsonaro fez discurso em tom de campanha e mencionou vitória em primeiro turno, embora apareça atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto. Ele se irritou com jornalistas após ser perguntado se a viagem poderia influenciar na campanha de alguma forma.

"Você acha que eu vim aqui fazer política? Pelo amor de Deus, não vou te responder, não", declarou. Na sequência, o presidente abandonou a entrevista.

Simone Tebet comentou sobre a visita do presidente ao funeral e lamentou que ele tenha desrespeitado o luto dos britânicos. “Mais uma vez, constata-se que Bolsonaro não foi à Inglaterra por solidariedade ou por homenagem sincera à rainha Elizabeth II. Bolsonaro manteve do outro lado do Atlântico sua campanha eleitoral em tempo integral, num flagrante desrespeito ao luto de toda uma nação, de todo o povo do Reino Unido”, apontou.

“Bolsonaro, mais uma vez, envergonha a todos os brasileiros e mostra ao mundo o que sabemos desde a covid: uma pessoa sem qualquer sentimento ou empatia pela dor alheia”, completou a candidata.

Ao fim de cinco dias de homenagens para a rainha Elizabeth II em Londres, a monarca foi velada na capela da Igreja de Saint George, no castelo de Windsor, onde Elizabeth II agora descansa ao lado dos corpos do pai, o rei George VI; do marido, Philip de Edimburgo; da mãe, Elizabeth; e da irmã, Margaret.

O "Beabá da Política"

A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação