Eleições 2022

Tebet aciona TSE contra propaganda de Bolsonaro sobre prova de vida

Ação diz que a propaganda "induz o eleitor ao erro" e mistura propaganda institucional e eleitoral. Campanha de Tebet pede suspensão da propaganda

Victor Correia
postado em 23/09/2022 18:12 / atualizado em 23/09/2022 19:18
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A campanha da presidenciável Simone Tebet (MDB) entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira (23/9), contra a campanha de Jair Bolsonaro (PL) por propaganda eleitoral que diz que aposentados e pensionistas poderão fazer "prova de vida direto das urnas".

A ação acusa a propaganda de se confundir com uma peça institucional, e não eleitoral, e aponta ilegalidade em atrelar benefícios sociais ao voto em um determinado candidato, além de configurar abuso de poder político. Além disso, a campanha de Tebet afirma que a informação veiculada na propaganda "induz o eleitor ao erro". 

"É uma flagrante ilegalidade, é um crime eleitoral essa tentativa de associar um beneficio público a um candidato. É um vale-tudo pelo poder, uma vergonha", disse Tebet. A ação cita o ato como "conduta vedada" prevista na Lei das Eleições, artigo 73, inciso IV. No trecho da lei consta que é vedado aos agentes públicos "fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público".

A propaganda tem 30 segundos de duração e diz que "apenas o seu voto já é suficiente para garantir os benefícios do INSS, para você exercer seu direito à cidadania com menos burocracia. Pelo bem do Brasil, vote 22!". Segundo a representação, porém, a frase induz os eleitores ao erro, especialmente os idosos, "na medida em que procurar fazer crer que para apenas votando no '22' terá assegurado os benefícios da sua aposentadoria". A campanha de Tebet pede que a veiculação da propaganda seja suspensa.

Veja a propaganda:

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação