Eleições 2022

Saiba como conferir o Boletim de urna pela internet

O TSE vai fornecer esse serviço logo após o fechamento das urnas. Em anos anteriores, os boletins eram publicados na internet em até três dias depois do pleito

Correio Braziliense
postado em 25/09/2022 03:55
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O voto de forma eletrônica protege a democracia e o risco de fraudes no Brasil. Entre as novas formas de auditagem mais modernas e seguras introduzidas no processo eleitoral está o Boletim de Urna (BU). Um dos principais instrumentos de transparência das eleições, o BU é colocado à disposição da sociedade.

Tradicionalmente, esses boletins são impressos e fixados nas portas das sessões dos locais, mas, este ano, os BUs vão poder ser acessadas na internet, via Portal do TSE (tse.jus.br) ou por meio do aplicativo Boletim na Mão que garante o acesso e a conferência dos resultados mediante um QR Code. Vale destacar que não é necessário ter conexão com a internet para a leitura do código visível no documento impresso. O aplicativo pode ser instalado gratuitamente em qualquer dispositivo móvel, bastando apenas ter acesso às lojas Google Play e App Store.

A corte eleitoral vai fornecer esse serviço logo após o fechamento das urnas. Em anos anteriores, os boletins eram publicados na internet em até três dias depois do pleito. Agora, os mesários vão ser responsáveis por colocar à disposição na internet uma cópia do Boletim que é colado nas portas das sessões.

O Boletim de Urna traz as seguintes informações relativas aos dados registrados na urna eletrônica:

Total de votos por partido;

Total de votos por candidato;

Total de votos nominais;

Total de votos de legenda, quando for cargo proporcional;

Total de votos nulos e em branco;

Total de votos apurados;

Eleitorado apto para votar na seção;

Identificação da seção e da zona eleitoral;

Hora do encerramento da eleição;

Código interno da urna eletrônica;

Sequência de caracteres para a validação do boletim.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação