Eleições 2022

Nelson Jobim, ex-presidente do STF, declara apoio a Lula; Britto deve seguir

Com as declarações, o petista soma o endosso de quatro ex-presidentes do STF à sua candidatura no primeiro turno

Victor Correia
postado em 28/09/2022 12:19 / atualizado em 28/09/2022 12:32
 (crédito: Bruno Peres/CB/D.A Press)
(crédito: Bruno Peres/CB/D.A Press)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta quarta-feira (28/9), declaração de apoio do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, e aguarda suporte do também ex-presidente do STF Ayres Britto ainda hoje, que deve gravar um vídeo de apoio.

A informação é do portal g1. Com isso, o petista soma quatro ex-presidentes do Supremo endossando a campanha, com Joaquim Barbosa e Celso de Mello. O apoio de Barbosa e Ayres Britto é articulado pelo grupo Prerrogativas e pelo candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

 

Em nota divulgada nesta manhã, Celso de Mello afirmou criticou a atuação do presidente Jair Bolsonaro (PL). "Revelou a uma nação estarrecida por seus atos e declarações a constrangedora figura de um político menor, sem estatura presidencial, de elevado coeficiente de mediocridade, destituído de respeitabilidade política, adepto de corrente ideológica de extrema-direita que perigosamente nega reverência à ordem democrática, ao primado da Constituição e aos princípios fundantes da República", disse o ex-ministro, que declarou voto em Lula no primeiro turno. 

Barbosa, por sua vez, gravou um vídeo dizendo que Bolsonaro "não é um homem sério", e que o atual presidente "é visto como um ser humano abjeto, desprezível" nas grandes democracias.

Serviço: ordem de votação na urna

    • Deputado federal - quatro dígitos
    • Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
    • Senador - três dígitos
    • Governador - dois dígitos
    • Presidente - dois dígitos


Como será no dia das eleições

Dia e horário de votação: o primeiro turno será no domingo (2/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação