Eleições 2022

Lula posta vídeo de senador dos EUA Bernie Sanders: "mundo está observando"

Bernie Sanders incentiva os brasileiros a votarem, "qualquer que seja o seu voto", e diz que o sistema eleitoral brasileiro é exemplo para o mundo

Victor Correia
postado em 29/09/2022 14:34 / atualizado em 29/09/2022 14:35
 (crédito: Reprodução/Twitter @LulaOficial)
(crédito: Reprodução/Twitter @LulaOficial)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta quinta-feira (29/9), nas redes sociais, um vídeo do senador norte-americano Bernie Sanders incentivando os brasileiros a votar. Segundo o parlamentar, "o mundo está observando" o pleito e os brasileiros "entendem mais do que a média" a importância do voto. O senador também repudiou os casos de violência política.

"O mundo está observando essas eleições. É crucial que as vozes do povo brasileiro sejam ouvidas e qualquer resultado seja respeitado por todas as pessoas, de quaisquer ideologias políticas", disse Sanders. O parlamentar está entre os que apoiaram a resolução, aprovada ontem pelo Senado dos Estados Unidos, que prevê o "reconhecimento imediato" do resultado das eleições e a revisão das relações entre os dois países em caso de um governo que se estabeleça por vias antidemocráticas.

Exemplo para o mundo

Apesar do vídeo ter sido divulgado nas redes de Lula, Bernie Sanders não declara seu apoio abertamente. "Não preciso dizer que, como um cidadão dos Estados Unidos, seria absolutamente inapropriado dizer para você ou qualquer outra pessoa quem apoiar em sua eleição presidencial. Esta é uma decisão que deve ser feita exclusivamente pelo povo do Brasil", diz Sanders. "Qualquer que seja o voto, eu incentivo vocês a saírem e ir votar em 2 de outubro."

O senador afirmou ainda que o sistema eleitoral brasileiro é "estável e justo", sendo um exemplo para o mundo, e que a violência política ou a ameaça de violência é inaceitável. Segundo ele, "ganhadores e derrotados devem respeitar o resultado".

Bernie Sanders está em seu terceiro mandato como senador nos Estados Unidos, e não é filiado a nenhum dos dois partidos norte-americanos: Democrata e Republicano. Ele defende pautas progressistas como a criação de um sistema universal de saúde e um programa de renda mínima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação