Eleições

'Negro não precisa de subterfúgios', diz Padre Kelmon sobre lei de Cotas

Candidato do PTB à Presidência da República criticou a lei de Cotas, que completou 10 anos em 2022, durante debate

O candidato à Presidência da República pelo PTB, Padre Kelmon, criticou a Lei de Cotas durante debate promovido pelo SBT na noite deste sábado (24/9). Kelmon foi questionado sobre a legislação que completou 10 anos em 2022 e que deveria ter passado por uma revisão este ano. "Vocês falam tanto de política de cotas, de negros, vocês parecem que pregam uma política para dividir cada vez mais o brasileiro. Inventam argumentos para colocar um contra o outro", disse o padre-candidato. 

O padre ainda disse que as pessoas negras não precisam de leis para chegar à universidade e promoveu oferecer escolas de qualidade caso seja eleito. "O negro não precisa de subterfúgios", disse. A Lei de Cotas é considerada uma política pública bem sucedida no país. Em 10 anos, o número de negros nas universidades subiu 400%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Candidato de direita 

Em sua primeira participação em debate, Padre Kelmon disse que é um candidato de direita e afirmou que todos os outros presentes estavam contra ele e contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). "Somos apenas dois os candidatos de direita", disse. "Todos os candidatos aqui atacando um só, o presidente da República. Agora são cinco contra dois, porque nós somos dois candidatos de direita”, completou em outro momento." 

Saiba Mais