O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva concorre ao Palácio do Planalto pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ele disputará esta eleição com o número 13, mesmo deu seu partido.
Nascido na cidade de Garanhuns (PE), Lula começou na política em 1966 como sindicalista e foi presidente do Brasil em dois mandatos entre 2003 e 2010.
Em 2017, foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro mas teve as condenações anuladas em 2021 pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. A anulação ocorreu porque o ministro entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba, onde o caso foi julgado, não tinha competência legal para julgar as acusações do ex-presidente. Com anulação, Lula se tornou elegível outra vez.
Lula concorreu cinco vezes para presidente. Perdeu em 1989 para Fernando Collor e em 1994 e 1998 para Fernando Henrique Cardoso. Nas outras duas vezes em que concorreu, foi eleito. A primeira em 2002 contra José Serra (PSDB) e a segunda, quando tentava reeleição, em 2006, contra Geraldo Alckmin (à época, do PSDB).
Rivais na eleição de 2006, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) foi escolhido como vice-presidente na chapa de Lula para o pleito de 2022.
O Partido dos Trabalhadores (PT) foi criado em 10 de fevereiro de 1980. Desde então, o partido tem a proposta de lutar pela democracia e mobilizar movimentos sociais.
Saiba Mais
Ordem de votação na urna
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitoS
Como será no dia das eleições
Dia e horário de votação: o primeiro turno será no domingo (2/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
