Eleições 2022

Mesária faz boca de urna em Londres e é retirada da seção eleitoral

A mulher tentava persuadir as pessoas a favor do presidente Jair Bolsonaro. Ela foi denunciada por uma das eleitoras que estavam no local

Tainá Andrade
postado em 02/10/2022 16:45 / atualizado em 02/10/2022 16:46
 (crédito:   Crédito: Ed Alves/CB.)
(crédito: Crédito: Ed Alves/CB.)

Uma mesária que trabalhava neste domingo de eleição (2/10) em Londres, na Inglaterra, precisou ser retirada do local por suspeita de boca de urna. A denúncia partiu de uma das eleitoras presentes no ginásio do West London College. 

Elda Cardoso contou ter visto a mesária persuadindo os votantes a votar no número do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

“Uma senhora estava informando e auxiliando as pessoas no sentido de votar no presidente”, disse Elda. A delegada fiscal do PT, Julia Felmanas, confirmou a situação. A informação é do portal Diário do Centro do Mundo

Um perfil no Twitter comentou que, na confusão para retirar a mulher, quebraram uma urna e a votação teve que ser feita em papel. A informação, contudo, não foi confirmada.

“Com alta adesão a Lula em Londres, uma mesária bolsonarista desesperada tentou incitar fraude falando que as pessoas eram obrigadas a votar no Bolsonaro. Deu uma confusão e quebraram a urna. A votação teve de ser feita em papel. Estão desesperados!”, escreveu.

Outras ocorrências

Também houve tensão em frente à Embaixada do Brasil em Londres. Não houve briga, mas um tumulto por provocações bolsonaristas precisou ser dissipado. No local, a polícia também retirou uma bandeira com uma “paródia nazista” de um manifestante que a carregava nos ombros.

Em 2018, Londres foi um dos países onde Bolsonaro registrou bom desempenho. Neste ano, ainda não foi encerrada a apuração no país. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá anunciar o resultado das urnas no exterior em conjunto com a contabilização no Brasil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação