Eleições 2022

MST elege 3 deputados federais; bancada ruralista renova mandatos

O Movimento dos Trabalhadores sem Terra também elegeu 4 deputados estaduais. A bancada ruralista conta com mais quatro anos do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Sérgio Souza (MDB), e do segundo vice-presidente Evair Mello (PP-ES)

Francisco Artur - Especial para o Correio Braziliense
postado em 03/10/2022 12:25 / atualizado em 06/10/2022 11:26
A discussão sobre temas como a agropecuária contará com a participação de dois parlamentares oriundos do MST -  (crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)
A discussão sobre temas como a agropecuária contará com a participação de dois parlamentares oriundos do MST - (crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)

Entre os deputados federais que irão compor a Câmara no próximo quadriênio (2023 a 2026), a discussão sobre temas como a agropecuária contará com a participação de dois parlamentares oriundos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Estarão presentes na Casa os deputados reeleitos Valmir Assunção (PT-BA), Dionilso Marcon (PT-RS) e João Daniel (PT-SE).

Além da manutenção dos mandatos, o grupo elegeu quatro legisladores estaduais. Ao comentar as eleições deste ano, a coordenação nacional do MST diz que o lançamento das candidaturas foi necessário para se posicionar diante da “grave conjuntura em que se encontra o Brasil nestes últimos anos”.

O resultado da bancada ruralista

Ao passo que o MST celebra a renovação de mandato dos deputado Valmir Assunção, Dionilso Marcon e João Daniel, a bancada ruralista conta com mais quatro anos do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Sérgio Souza (MDB), e do segundo vice-presidente Evair Mello (PP-ES).

Conhecidos por atuar em defesa do agronegócio, o grupo chefiado pelo deputado Sérgio Souza é um dos maiores e mais organizados da Câmara. A Frente Parlamentar da Agropecuária tem 241 deputados (até este ano) e é responsável por debater assuntos como a tributação e o uso de produtos agrícolas e indenização de propriedades quando desapropriadas. Além disso, a Bancada Ruralista indica membros para assumir comissões permanentes da Casa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação