Congresso

Lira defende emendas do Orçamento Secreto: "São lícitas e constitucionais"

Em entrevista à GloboNews, o presidente da Câmara dos Deputados disse que ou é "orçamento secreto ou mensalão"

Taísa Medeiros
postado em 03/10/2022 19:15 / atualizado em 03/10/2022 19:18
 (crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
(crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu as chamadas emendas de relator, popularmente conhecidas como Orçamento Secreto. Em entrevista à GloboNews, na tarde desta segunda-feira (3/10) — um dia após o primeiro turno das eleições —, Lira disse que há duas maneiras de cooptar apoio no Congresso Nacional.

"É orçamento secreto ou mensalão. São as duas maneiras de cooptar apoio no Congresso Nacional. Eu prefiro o Orçamento municipalista", defendeu. "A gente só não pode querer dizer que o Congresso Nacional não tem autonomia, não é o fórum nem o local adequado para discutir Orçamento. E nem creditar derrotas e vitórias ao Orçamento. O Orçamento é feito pelo Congresso Nacional, com as emendas de relator, são lícitas, são constitucionais."

Lira ainda defendeu que as emendas têm viés social. "O que não dá é para criminalizar o Congresso Nacional e as emendas de relator que têm um cunho social de diminuição de diferenças na vida do brasileiro", argumentou.

Deputado por Alagoas reeleito no domingo — o mais votado do estado, com 219.452 votos — Lira, que é aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que o Congresso Nacional continuará liberal e reformista. "Estamos tranquilos de que o Congresso continuará liberal, um Congresso reformista e que se preocupa em dar andamento às pautas que o Brasil precisa, e que eu espero que nesse segundo turno elas sejam discutidas", disse. "Perdemos muito espaço de debates no primeiro turno falando de assuntos que realmente não importam para o Brasil."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação