Eleições 2022

Sem citar Lula, Ciro declara apoio ao petista e acompanha decisão do PDT

Ex-presidenciável também afirmou que não irá aceitar nenhum cargo no próximo governo eleito

Mariana Albuquerque*
Raphael Pati*
postado em 04/10/2022 15:33 / atualizado em 04/10/2022 15:34
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Derrotado nas urnas no domingo (2/10), Ciro Gomes declarou hoje em vídeo que acompanha a decisão do partido, o PDT, de apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula Da Silva (PT) no segundo turno. O anúncio foi feito pelo político cearense em sua conta no Twitter. 

O partido em reunião híbrida, coordenada por Carlos Lupi, presidente nacional da legenda, em Brasília, confirmou hoje, por unanimidade, o apoio irrestrito do partido no segundo turno ao candidato petista.

“Frente às circunstâncias, é a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto que reste para os brasileiros duas opções, ao meu ver, insatisfatórias. Não acredito que a democracia brasileira esteja em risco nesse embate eleitoral. Mas, sim, no seu absoluto fracasso da nossa democracia em construir uma ambiente de oportunidades”, lamentou.

Internautas criticaram o vídeo pelo fato de Ciro não citar o nome de Lula, dizendo apenas que "acompanha a decisão do partido". O cearense afirma ainda na gravação que "frente às circunstâncias, o apoio a Lula era a última saída".

O ex-presidenciável destacou que não aceitará nenhum cargo no próximo governo, independentemente de quem seja eleito no próximo dia 30 de outubro. "Adianto que não pleiteio e nem aceitarei qualquer cargo em eventual futuro governo. Quero estar livre, ao lado da sociedade e, em especial, da juventude, lutando por transformações profundas, como as que propusemos em nossa campanha", garantiu.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

*Estagiários sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação