Eleições 2022

Ipec: Lula tem 55% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro marca 45%

Nos votos totais, Lula tem 51% e Bolsonaro tem 42%. Brancos e nulos são 5% e 2% ainda não decidiram

Talita de Souza
Pedro Grigori
postado em 10/10/2022 18:06 / atualizado em 10/10/2022 18:18
A diferença entre os dois candidatos é de 10 pontos percentuais.  -  (crédito: AFP)
A diferença entre os dois candidatos é de 10 pontos percentuais. - (crédito: AFP)

A nova pesquisa do Ipec para o segundo turno das eleições presidenciais mostra uma diferença de 10 pontos percentuais entre os dois candidatos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 55% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) marcou 45%. Os números são os mesmos da última pesquisa, divulgada na última quarta-feira (5/10).  

A métrica dos votos válidos é a mesma adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições, onde brancos e nulos são desconsiderados. 

Em relação aos votos totais, Lula se manteve com 51%, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para baixo, e marcou 42%. Brancos e nulos são 5%, e 2% ainda não decidiram em quem votarão. 

O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 130 municípios, entre sábado (8/10) e segunda-feira (10/10), e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02853/2022. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pelo Grupo Globo pelo valor de R$ 237.301,76.

  • Brazil's former President (2003-2010) and presidential candidate for the leftist Workers Party (PT) Luiz Inacio Lula da Silva holds a Brazilian national flag during a campaign rally in Guarulhos, Sao Paulo state, Brazil on October 7, 2022. - Front-runner Luiz Inacio Lula da Silva criticized far-right incumbent Jair Bolsonaro Thursday for implying illiteracy helped the veteran leftist win Brazil's first-round presidential election, calling his rival a "monster" whose government "doesn't care about education." (Photo by Miguel Schincariol / AFP) AFP
  • Brazilian President and re-election candidate Jair Bolsonaro speaks to media members after meeting elected lawmakers at Alvorada Palace in Brasilia on October 6, 2022. - Brazil's bitterly divisive presidential election will be decided in a runoff on October 30 as incumbent Jair Bolsonaro beat first-round expectations to finish a closer-than-expected second to front-runner Luiz Inacio Lula da Silva in the October 2 first round. (Photo by EVARISTO SA / AFP) Caption AFP

Segundo turno: a distância que Bolsonaro e Lula devem percorrer para a vitória


O ex-presidente Lula ficou a dois pontos percentuais de ser eleito como o próximo presidente da República garantido do pleito de domingo (2/10). A marca representa pouco mais de 1,8 milhões de votos válidos. O petista atingiu 48,43% da preferência do eleitorado — 57.258.115 milhões de votos —, seguido pelo presidente, que recebeu 43,20% dos votos — 51.072.345 milhões.

Com isso, Bolsonaro precisaria de mais de 8 milhões de votos para triunfar sobre o adversário e conquistar a reeleição. Os votos que irão eleger Lula ou Bolsonaro devem partir da migração dos votos de quem escolheu Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para presidir o país.

Tebet recebeu 4,9 milhões de votos e Ciro, 3,6 milhões. A soma dos dois é o número que Bolsonaro precisaria para ganhar o segundo turno, até com uma folga a mais. Os dois candidatos anunciaram no início da semana passada que apoiam Lula no segundo turno. Para vencer a eleição, o candidato precisa obter, no mínimo, 50% mais um dos votos depositados nas urnas em 30 de outubro.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação