Eleições 2022

"Não tenho nada a ver com esse orçamento secreto", diz Bolsonaro em debate

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se enfrentaram neste domingo (16/10) no primeiro debate após o primeiro turno

Victor Correia
postado em 16/10/2022 21:29 / atualizado em 16/10/2022 21:29
 (crédito:  Renato Pizzutto/ Band)
(crédito: Renato Pizzutto/ Band)

No debate deste domingo (16/10), o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a se distanciar do chamado orçamento secreto, defendendo que não tem "nada a ver" com o mecanismo. O candidato disse ainda que o orçamento secreto foi criado pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSDB), que "queria tirar poder" de Bolsonaro.

"Eu comprei [votos] com o orçamento secreto? Eu vetei, derrubaram o veto", respondeu Bolsonaro ao ser questionado sobre como vai governar, caso reeleito, sem comprar votos do Centrão, durante o primeiro debate presidencial após o primeiro turno. Em sua pergunta, o jornalista disse que o atual presidente compra apoio a partir do orçamento secreto, enquanto Lula comprou com o Petrolão - esquema de corrupção na Petrobras.

"Eu não tenho nada a ver com esse orçamento secreto. Posso até entender que o parlamento trabalha melhor na distribuição de renda do que nós do lado de cá", afirmou Bolsonaro, citando a Presidência e o Ministério da Economia. "Eu tenho aqui uma lista preliminar: 13 deputados do PT que receberam recurso desse tal orçamento secreto. [...] Eu jamais daria dinheiro para essa turma toda aqui se não tivesse votado comigo, né? Se bem que eu nunca comprei voto de ninguém", acrescentou.

O presidente negou que controla o orçamento secreto, como são conhecidas as emendas de relator do Congresso Nacional, e disse que, se tivesse esse poder, não faria isso. "Eu queria que fosse verdade, que o orçamento estivesse nas minhas mãos. Eu faria melhor uso dele, pode ter certeza. Como Tarcísio [de Freitas] tem feito em suas obras. O Rogério Marinho", declarou. 

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação