Eleições 2022

Ao tocar no ombro de Lula, Bolsonaro causa questionamento do público

O presidente chegou a repetir o gesto durante respostas no debate, o que levou alguns usuários no Twitter a questionarem a atitude

Tainá Andrade
postado em 16/10/2022 22:12 / atualizado em 17/10/2022 07:32
 (crédito: Renato Pizzuto/Band)
(crédito: Renato Pizzuto/Band)

No primeiro debate presidencial do segundo turno, neste domingo (16/10), um gesto do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) chamou a atenção do público. Ao falar sobre a Petrobras, Bolsonaro estendeu a mão e encostou no ombro de Lula. Ao perceber, o ex-presidente desviou e andou para o fundo do cenário e aguardou o adversário terminar de discorrer as acusações.

O presidente acusou o outro candidato de ter feito um endividamento de R$ 900 bilhões em sua gestão, de ter construído refinarias que não foram concluídas e de ter comprado uma em Pasadena, além de acusar Lula de ter entregue para o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, duas refinarias brasileiras.

Lula reagiu dizendo que era mentira e pediu para ele olhar para a câmera e repetir para os filhos dele ouvirem. Nesse momento, Bolsonaro se aproximou e encostou no adversário. “Os meus filhos me acompanham”, disse colocando a mão no ombro de Lula. O mesmo gesto ocorreu mais uma vez durante o debate que tinha uma dinâmica em que um candidato deveria ficar ao lado do outro.

Pelo Twitter, os telespectadores começaram a comentar a atitude. Elena Landau, economista que participou da equipe de campanha da ex-candidata à presidência Simone Tebet (MDB) questionou: “por que Bolsonaro fica pegando no Lula?”. Em seguida, brincou que poderia ser uma “bullying” ou uma “violência passiva agressiva”.

Veja algumas reações na internet:

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação